CIDADE

HC-UFTM adota medida para combater a formação de filas para marcação de consultas

Publicado em 26/06/2022 às 20:10Atualizado em 18/12/2022 às 22:00
Compartilhar

(Foto/ArquivoJM)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) deliberou nesta semana pela modificação na forma como acontecem as marcações de consultas para atendimentos ambulatoriais na instituição. O objetivo da mudança é evitar a formação de filas, por meio da ampliação do período em que os atendimentos poderão ser marcados.

A dinâmica anterior consistia numa abertura trimestral de grades para agendamento nas mais diversas especialidades, até que as vagas se esgotassem. “Nos últimos trimestres, esse sistema causou extensas filas, por dois motivos principais: os usuários precisavam comparecer num mesmo intervalo de poucos dias e, adicionalmente, existe uma demanda reprimida por consultas resultante da redução nos atendimentos em algumas fases da pandemia de Covid-19”, contextualiza Mara Danielle Rodrigues, chefe da Divisão de Enfermagem do HC, à qual se subordina a Unidade de Ambulatório.

Na tentativa de sanar essa situação, com foco no bem-estar do paciente, o HC-UFTM criou um Grupo de Trabalho que avaliou alternativas e propôs ao Colegiado Executivo da unidade hospitalar que a marcação de consultas deixe de estar concentrada em um período específico, resultando aberta durante todo o ano, dentro do mesmo limite de vagas. A proposta foi aceita e já está valendo.

A superintendente do hospital, Ana Lúcia de Assis Simões, ressalta que a abertura de grades durante todo o ano foi a medida que se mostrou mais viável para evitar a formação das filas a cada início de trimestre e que a gestão do HC sempre esteve sensível à urgência de se encontrar soluções para tornar a marcação de consultas mais confortável para todos os pacientes.

Desse modo, “aqueles que já possuem atendimento marcado sairão da consulta com o retorno agendado, caso haja vagas disponíveis no momento, para a especialidade. Caso não exista a vaga, o paciente poderá se informar pelo telefone nos guichês de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 15h30, até o surgimento de novas vagas para concretização do retorno”, explica a chefe da Unidade de Ambulatório do HC-UFTM, Hélida Rosa da Silva.

O Hospital destaca, ainda, que para os atendimentos iniciais (primeiras consultas) não houve mudanças: continuam sendo marcados pelas secretarias de saúde dos municípios da macrorregião Triângulo Sul de Minas Gerais.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por