CIDADE

Projeto Geopark Uberaba é levado ao conhecimento de alunos em escolas

Tito Teixeira
Publicado em 25/06/2022 às 19:07Atualizado em 18/12/2022 às 22:01
Compartilhar

O Projeto Geopark segue visitando escolas da cidade. Entre os objetivos estão explicar sobre os geoparques chancelados pela Unesco, abordar sobre os patrimônios históricos e culturais da cidade, assim como explicar sobre os patrimônios imateriais, como, por exemplo, a catira, congada, folia de reis, hip-hop e o modo artesanal de fazer sinos, entre outros diversos patrimônios imateriais registrados no Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), os quais fazem parte do Projeto.

A escola visitada no início da semana que passou foi o Colégio Cenecista Doutor José Ferreira. Na ocasião, as integrantes da equipe do Projeto Geopark Uberaba, a secretária executiva, Lucia Cruvinel, e a coordenadora de comunicação, Gyzah Pereira, servidora da UFTM, divulgaram o II Concurso de Fotografia, que tem como objetivo incentivar e despertar as pessoas de Uberaba para o interesse aos patrimônios materiais e imateriais, com 51 pontos elencados para serem fotografados e inscrições abertas até 18 de julho.

Segundo a coordenadora de comunicação Gyzah Pereira: “Os alunos mostraram-se encantados com o concurso e, principalmente, com a premiação. Além disso, puderam descobrir sobre os patrimônios de sua cidade e a relevância internacional dos patrimônios geológicos que nossa cidade possui, requisito primordial para ser um geoparque reconhecido pela Unesco”, destacou.

Além disso, em parceria com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), foram disponibilizados 4 totens de divulgação do projeto, para que os alunos pudessem apreciar e se informar mais sobre o projeto.

Carta. Na semana passada, foi assinada a Carta de Intenções do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes. A ação é um passo importante no processo de candidatura oficial junto ao “Programa de Geoparques Mundiais UGG da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”.

“Hoje é um divisor de águas na história de Uberaba. Um passo que nos coloca de fato na Unesco”, comemora Luiz Carlos Borges Ribeiro, coordenador do Projeto Geopark Uberaba e conselheiro da ABCZ.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por