JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 30 de junho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Assinada carta de intenções do Geopark Uberaba para ser remetida à Unesco

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

24/06/2022 - 00:00:00. - Por Tito Teixeira


Evento foi realizado ontem na sede da ABCZ, que é uma das integrantes do grupo de governança do projeto

Assinada a Carta de Intenções do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, que será encaminhada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O documento será entregue à Unesco, em Paris, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A partir da validação desta Carta, o projeto será elevado à categoria de “Aspirante”, passando a integrar seleta lista oficial de territórios a serem chancelados como áreas especiais do planeta.

A expectativa é que no máximo em dois anos o “Aspirante” Geopark Uberaba possa enviar o seu “Dossiê” à Unesco com a descrição completa das ações em funcionamento no município, com vistas à visita técnica da Comissão de Avaliação para a aprovação e, por conseguinte, inserção definitiva do Geopark Uberaba como Geoparque Mundial da Unesco.

O Projeto Geopark Uberaba está sustentado no tripé Uberaba Terra dos Dinossauros do Brasil, Capital Mundial do Zebu e local onde o maior médium do Brasil se revelou ao espiritismo mundial. Em diversas localidades do Município há sítios de extrema relevância científica, educacional, histórica, cultural, paisagística e turística que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica e cultural de nossa terra. Nessa relação estão os já inaugurados Geossítios Peirópolis e Santa Rita, os Sítios Históricos e Culturais ABCZ e Memorial Chico Xavier.

O paleontólogo Luiz Carlos Borges, que deu o pontapé para a construção do Geopark, aproveitou para chamar a sociedade de Uberaba a participar da iniciativa. “O projeto teve início há 12 anos. Temos hoje alguns parceiros, mas é importante que a sociedade de Uberaba participe, pois ainda temos muito a construir nesse projeto”, destacou.

A assinatura da Carta de Intenções contou com a participação das quatro instituições de Governança do Projeto: ABCZ, Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), e é uma importante etapa no processo de candidatura oficial junto ao “Programa de Geoparques Mundiais UGG da Unesco”.

De acordo com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), 70% de todas as exigências para a criação do Geopark já foram realizadas. “Temos muita confiança de que em dois anos receberemos nossa chancela”, ressaltou.

Na véspera da assinatura da carta, o projeto foi apresentado na sessão plenária da Câmara Municipal pelo pró-reitor de Extensão Universitária, professor Fabrício Aníbal Corradini. A reunião contou ainda com a presença da vice-reitora da UFTM, professora Darlene Mara dos Santos Tavares; Paula Cusinato, diretora do DDCult/Proext (Programa de Extensão Universitária); professora Luciana Colucci, diretora do DDEX/Proext; o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury, e o geólogo e pesquisador do complexo científico de Peirópolis, Luiz Carlos Borges Ribeiro. 
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar