Carta de intenções do Geopark é assinada para envio à Unesco
Evento será realizado amanhã na sede da ABCZ e documento será chancelado pelas quatro instituições de governança do projeto: PMU, ABCZ, UFTM e Sebrae
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
Foto/Jairo Chagas
Geopark Uberaba - Terra de Gigantes é um projeto trabalhado há 12 anos para que se chegasse a essa condição de aspirante
Amanhã, será assinada a Carta de Intenções do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, que será encaminhada à Unesco, em Paris, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A partir da validação desta Carta, o projeto será elevado à categoria de “Aspirante”, passando a integrar seleta lista oficial de territórios a serem chancelados como áreas especiais do planeta.
O evento está programado para o auditório da sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), marcada para as 15 horas. De acordo com as instituições de governança do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, para que Uberaba pudesse chegar a esta posição, trabalhos vêm sendo realizados nos últimos 12 anos.
Ainda segundo as instituições responsáveis pelo empreendimento, Uberaba deverá tornar-se o 1º Geoparque Mundial da Unesco de Minas Gerais, oportunizando a todo o território novos nichos de negócios promovidos pelo turismo, que proverá o desenvolvimento econômico sustentável.
A assinatura da Carta de Intenções contará com a participação das quatro instituições de Governança do Projeto: ABCZ, Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), e é uma importante etapa no processo de candidatura oficial junto ao “Programa de Geoparques Mundiais UGG da Unesco”.
A expectativa é que, no máximo em dois anos, o “Aspirante” Geopark Uberaba possa enviar o seu “Dossiê” à Unesco com a descrição completa das ações em funcionamento no município, com vistas à visita técnica da Comissão de Avaliação para a aprovação e, por conseguinte, inserção definitiva do Geopark Uberaba como Geoparque Mundial da Unesco UGG.
A primeira citação nominando o Projeto Geopark Uberaba ocorreu no ano de 2010, durante a “1ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques” no Geoparque Araripe – Ceará. No ano de 2011, foi apresentado no “I Simpósio de Geoparques y Geoturismo en Chile”, na cidade de Melipeuco (Chile).
Em 2012, foi capítulo do livro “Geoparques do Brasil – Propostas”, publicado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Em 2014, foi tema de tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obra que deu sustentação para sua implantação como projeto de ciência aplicada, o que de fato ocorreu em 2016, quando foi eleito macroprojeto de turismo de Uberaba.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Feira do Produtor oferece atração cultural, alimentação e recreação
- Vacina Aqui volta no fim de semana e vai à Praça Rui Barbosa e Feira da Abadia
- Definida e empossada a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde
- ABCZ do Bem entrega dez toneladas de alimentos e agasalhos a 60 entidades
- Assinado convênio que garante obra de heliponto no Hospital de Clínicas
- Nova academia ao ar livre é inaugurada pela FETI no sábado
- Em tour por Minas Gerais, uberabense Lucas "Grilo" se apresenta com grupo de rap nacional "Síntese"
- Lei não permite avanço de sinal vermelho durante a madrugada, diz comandante
- Litro da gasolina já é encontrado por menos de R$ 7 em alguns postos de Uberaba
- UFTM e Prefeitura assinam acordo de cooperação técnica e científica em projetos de fitoterapia
Continua depois da publicidade
Podcast
Continua depois da publicidade