CIDADE

Geólogos do Ministério de Minas identificam geossítios em Uberaba

Trabalho visa identificar, quantificar e qualificar novos geossítios no território do Geopark Uberaba - Terra de Gigantes

Tito Teixeira
Publicado em 26/05/2022 às 21:32Atualizado em 18/12/2022 às 19:51
Compartilhar

Geólogo do Ministério de Minas e Energia em trabalho de campo, colhendo dados para catalogar novos geossítios na região de Uberaba (Foto/Divulgação)

Equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia está catalogando e registrando novos sítios geológicos no sistema de registro geológico Geossit na região de Uberaba, permanecendo com essas pesquisas até amanhã (28).

A força-tarefa do Serviço Geológico do Brasil visa identificar, qualificar, quantificar e cadastrar novos geossítios no território do Geopark Uberaba. A equipe com especialistas em geologia tem visitado pontos do município de Uberaba à procura de formações com relevância geológica para o cadastro na Plataforma Geossit – serviço de cadastro de sítios geológicos do Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia.

A equipe tem identificado e catalogado as características geológicas dos sítios, por meio da análise do relevo, drenagem, histórico geológico das formações, dentre outros. O objetivo dessa força-tarefa é identificar geossítios com relevância geológica, histórica, educativa e ecológica para serem incorporados no Projeto Geopark Uberaba.

O Serviço Geológico do Brasil é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Sua missão é gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), junto à ABCZ, à Prefeitura de Uberaba e ao Sebrae-MG, é signatária do Projeto Geopark Uberaba - Terra de Gigantes.

Geopark. O projeto integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e cultural local. No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos de nossa região, representado notadamente pelos dinossauros que são reconhecidos pelo mundo. Nos sítios históricos e culturais é destacada a relevância do gado zebu, que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar, que é a força e significância da religiosidade em Uberaba, que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico “100 Greatest Britons”, da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por