JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 10 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Geólogos do Ministério de Minas identificam geossítios em Uberaba

Trabalho visa identificar, quantificar e qualificar novos geossítios no território do Geopark Uberaba - Terra de Gigantes

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

27/05/2022 - 00:00:00. - Por Tito Teixeira

Geólogo do Ministério de Minas e Energia em trabalho de campo, colhendo dados para catalogar novos geossítios na região de Uberaba (Foto/Divulgação)

Equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia está catalogando e registrando novos sítios geológicos no sistema de registro geológico Geossit na região de Uberaba, permanecendo com essas pesquisas até amanhã (28).

A força-tarefa do Serviço Geológico do Brasil visa identificar, qualificar, quantificar e cadastrar novos geossítios no território do Geopark Uberaba. A equipe com especialistas em geologia tem visitado pontos do município de Uberaba à procura de formações com relevância geológica para o cadastro na Plataforma Geossit – serviço de cadastro de sítios geológicos do Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia.

A equipe tem identificado e catalogado as características geológicas dos sítios, por meio da análise do relevo, drenagem, histórico geológico das formações, dentre outros. O objetivo dessa força-tarefa é identificar geossítios com relevância geológica, histórica, educativa e ecológica para serem incorporados no Projeto Geopark Uberaba.

O Serviço Geológico do Brasil é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Sua missão é gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), junto à ABCZ, à Prefeitura de Uberaba e ao Sebrae-MG, é signatária do Projeto Geopark Uberaba - Terra de Gigantes.

Geopark. O projeto integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e cultural local. No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos de nossa região, representado notadamente pelos dinossauros que são reconhecidos pelo mundo. Nos sítios históricos e culturais é destacada a relevância do gado zebu, que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar, que é a força e significância da religiosidade em Uberaba, que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico “100 Greatest Britons”, da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar