CIDADE

Uberaba sedia etapa estadual do JEMG 2022 em julho

Publicado em 24/05/2022 às 11:40Atualizado em 18/12/2022 às 19:42
Compartilhar

Esta é a quinta vez que Uberaba é escolhida como sede da etapa estadual dos jogos (Foto/Enerson Cleiton - Arquivo PMU)

Uberaba será a sede da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2022, entre os dias 25 e 31 de julho, quando serão realizadas competições de todas as 16 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A decisão foi comunicada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) à Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), responsável pelo projeto de sediamento do Município.

Essa é a quinta vez que Uberaba é escolhida para sediar a etapa estadual do JEMG, competição que tem se tornado o maior evento esportivo-social do País. “Este ano é de retomada para o JEMG. Por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as edições de 2020 e 2021 foram canceladas. Estamos orgulhosos de sermos escolhidos entre tantos candidatos para fazer parte dessa história”, comemorou a presidente da Funel, Sandra Moreira. O Município sediou a etapa estadual dos Jogos em 2014, 2015, 2017 e 2018, além de duas regionais, em 2016 e 2019.

A estimativa da Funel é de que Uberaba receba nos sete dias de competição cerca de quatro mil estudantes-atletas de escolas de todo o Estado. Nesta etapa, acontecerão as finais dos esportes coletivos e individuais, com a participação das escolas campeãs nas seis regionais e os quatro primeiros colocados do xadrez, em cada módulo e naipe. O JEMG - Modalidades Paralímpicas será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 6 e 12 de junho. A comitiva que representará Uberaba na capital mineira é composta por 30 pessoas, entre estudantes-atletas, staff, comissão técnica e organizadora.

Por sediar a etapa estadual dos Jogos, Uberaba tem o direito de incluir as escolas inscritas na competição. “Definimos que as escolas campeãs de cada modalidade na última edição dos Jogos Escolares de Uberaba (JEURA 2019) representarão Uberaba no JEMG 2022, uma vez que a realização da edição 2020 dos jogos estaduais foi suspensa em virtude das medidas de enfrentamento à disseminação da Covid-19”, esclarece a presidente da Funel. Em caso de desistência, a Funel indicará a escola que representará o Município na modalidade.

A etapa estadual do JEMG é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é feita pela FEEMG, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e com o Governo Municipal de Uberaba, por meio da Funel.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por