CIDADE

Aparelhos de TV Box irregulares viram minicomputadores e são doados à Semed

Tito Teixeira
Publicado em 18/05/2022 às 20:38Atualizado em 18/12/2022 às 22:30
Compartilhar

 (Foto/Divulgação)

O projeto Além do Horizonte, da Receita Federal, doou 130 minicomputadores e 130 teclados com mouses (touch) à Secretaria de Municipal de Educação (Semed).

O projeto também contou com o apoio e envolvimento da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Segundo os organizadores, do total doado para a rede municipal, 80 TVs Box foram convertidas nos laboratórios do IFTM e 50 na UFTM.

A Receita Federal apreendeu os aparelhos de TV Box porque eles foram importados de forma irregular e eram adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos. Esses equipamentos foram destinados a instituições públicas de Ensino Superior, que fizeram a transformação dos aparelhos em minicomputadores.

O software que dá acesso ilegal aos satélites foi removido e o aparelho, bloqueado, para que não possa mais ser utilizado para essa finalidade. Em seguida, o equipamento foi reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passaram pelo teste da equipe da Receita Federal para assegurar que não possam mais retornar ao mercado como receptores de TV Box.

Os equipamentos vão atender onze unidades de ensino da rede municipal, todas elas localizadas em bairros rurais: Cemeis Maria Assis Rezende, Nicanor Pedro da Silveira e Professora Zita Terezinha Capuço e escolas municipais Celina Soares de Paiva, Gastão Mesquita Filho, Maria Carolina Mendes, Frederico Peiró, Totonho de Morais, José Marcus Cherém, Sebastião Antônio Leal e Vicente Alves Trindade.

Cada Cemei receberá cinco unidades e as escolas, 15 cada uma. Para a Escola Municipal Frederico Peiró serão repassados dez minicomputadores. Ao todo, 2.012 alunos serão beneficiados com a doação dos equipamentos, direcionados para atividades no ambiente escolar. (TT)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por