CIDADE

Você pode ajudar as crianças e idosos de Uberaba sem colocar a mão no bolso

Publicado em 17/05/2022 às 15:14Atualizado em 18/12/2022 às 22:33
Compartilhar

Este é o tema da campanha proposta pelo COMDICAU - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o CMDI – Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Uberaba e foi criada para conscientizar a população a auxiliar instituições filantrópicas que atendem crianças, adolescentes e idosos, sem ter que dispor de dinheiro algum.

Esta escolha é direito de todo cidadão que opta pela transferência fiscal no momento de fazer a Declaração do Imposto de Renda.

Com esse mecanismo, cada cidadão que tem que pagar o imposto devido ao governo pode escolher deixar parte do que será pago aqui para Uberaba.

Para dar mais confiabilidade à campanha, várias instituições, entidades e empresas são apoiadoras deste projeto.

Diretamente ligado ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco social e com adolescentes em conflito com a lei, Marcelo Geraldo Lemos é o juiz responsável pela Vara da Infância e Juventude de Uberaba e parceiro da campanha.

De acordo com o Dr. Marcelo, “o judiciário faz parte do Sistema de Garantias dos Direitos das Crianças e Adolescentes, ao lado da rede de proteção, dos órgãos de segurança pública e das demais instituições que integram o sistema de justiça: Ministério e Defensoria Pública e OAB, com ações que convirjam para o bem, defesa e proteção de crianças e adolescentes.”

O juiz que está há pouco mais de um ano à frente da Vara da Infância e Juventude de Uberaba acredita que com a união de todos é mais fácil chegar à comunidade e, assim, disseminar a campanha para que mais pessoas façam a adesão à transferência fiscal.

“O FUMDICAU é gerido pelo COMDICAU e nos ajuda bastante porque a partir dos valores arrecadados, podemos aplicá-los em programas, serviços e projetos voltados para o bem desses jovens, para defesa e proteção dos seus direitos. Então, é fundamental que as pessoas se informem e destinem este imposto, sem ter gasto nenhum, para os projetos de Uberaba”, comentou.

Ainda, segundo Marcelo, “o COMDICAU é um órgão municipal que representa a sociedade e, neste contexto, exerce atribuições fundamentais porque, além de propor políticas públicas, controla as políticas existentes e sua execução, como estão sendo desempenhadas. É um papel fundamental para o bom andamento neste trabalho em prol das nossas crianças e adolescentes”.

Mas, quem pode fazer a destinação?

As pessoas que fazem a declaração no modelo completo da declaração do Imposto de Renda podem destinar até 6% do imposto devido para projetos sociais no momento da declaração, desde que sejam no máximo 3% para cada um dos fundos da Criança ou Idoso local.

Quem faz a declaração no modelo simplificado não consegue contribuir por meio da declaração, mas pode colaborar na divulgação desse mecanismo.

Para saber como optar pelo Imposto de Renda Cidadão, você pode acessar nosso instagram em: @comdicauuberaba ou no endereç www.agenciasolis.com.br/news.php?id=22.

A campanha “VOCÊ PODE AJUDAR AS CRIANÇAS E IDOSOS DE UBERABA, SEM COLOCAR A MÃO NO BOLSO” do COMDICAU e o CMDI conta com o apoio da Alta Genetics, ABCZ, ACIU, ADESG, CDL, CMU, CIGRA, CREDCA, FIEMG, MPMG, OAB Uberaba, PMU, Receita Federal, SEBRAE, SESC, SINDICONT, SRU, SINDICOMÉRCIO, SCO, TJMG, Lions Clubes de Uberaba, Rotarys Clubes de Uberaba, União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região, Agência Solis, Foco Produtora, Jornal da Manhã, Rádio JM, Jovem Pam FM, Supersom e Tv Integração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por