CIDADE

Vereadora apresenta projeto para Prefeitura custear ração de animais abandonados

Bruno Campos
Publicado em 19/04/2022 às 17:08Atualizado em 18/12/2022 às 19:20
Compartilhar

Segundo repassado ao Jornal da Manhã pela vereadora, e ativista da causa animal, Denise Max, Uberaba conta, hoje, com aproximadamente 20 mil animais abandonados. Com um número de abandonos crescentes, aumenta-se também as necessidades financeiras para alimentar estes animais, que recebem apoio substancial de protetores independentes e cuidadores comunitários.

A vereadora Denise Max solicitou que a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) arque com o custeio das rações oferecidas aos animais pelos cuidadores, uma solicitação que vem se arrastando, segundo a parlamentar, “há mais de 9 anos”. A edil sugere que seja aberta uma licitação para que a empresa que ganhar forneça, mensalmente, o alimento que será destinado aos animais. O alimento, por sua vez, será entregue aos cuidadores, protetores e pessoas de baixa renda que estejam cadastradas junto ao sistema da PMU.

"São reivindicações tão antigas. Ao meu ver, sobre a questão do custeio dessa ração, isso acaba sendo mais barato para a Prefeitura, já que o mais caro é a mão de obra gratuita para estes cuidados, o que a Prefeitura já fornece. Além da ração, o que eu sugeri para a Elisa [Araújo], por meio do requerimento, é que estes animais precisam, primeiramente, ser vacinados e castrados e que estas cuidadoras, caso sejam mordidas por esses animais, fiquem à responsabilidade de cuidados da Prefeitura e não por conta própria", elucida Denise.

Questionada sobre a forma como seria fornecido este “auxílio ração”, se por meio de quantia em dinheiro ou do próprio produto, a vereadora esclarece que, por se tratar de um dinheiro público, o melhor é que seja por meio da ração, a fim de evitar possíveis complicações. Entretanto, Denise esclarece que a ração precisa ser de uma qualidade média (conhecidas como rações premium) e que sejam compradas tanto para adultos, como também para filhotes, visando a qualidade. Ela pontua que é necessário ter um parâmetro para que a empresa cumpra os requisitos adequados.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a Prefeitura de Uberaba para buscar esclarecimentos sobre a possibilidade do projeto. Contudo, até o fechamento da matéria não foi obtido retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por