Mais de 40 alunos com deficiência estão sem atendimento dos profissionais de apoio
Garoto autista aguarda há cinco meses para ser assistido por professor
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
Atualmente, Uberaba tem 577 alunos matriculados com algum tipo de deficiência, mas 41 não recebem acompanhamento de perto, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Jornal da Manhã recebeu reclamações sobre a condição de assistências dos estudantes, principalmente em relação ao atraso de encaminhamentos.
Vítor Joaquim Melo Cândido, de 3 anos, é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, está matriculado na Escola Municipal Joãozinho e Maria, e aguarda há cerca de cinco meses um professor de apoio. A mãe dele, Aline Kathrein Costa de Melo, conta que realizou a pré-matrícula no final do ano passado, apresentando laudos que comprovem seu direito ao acompanhamento profissional, mas até agora não foi atendida.
Segundo Aline Kathrein, Vitor Joaquim é autista não verbal e precisa de apoio. Mas, somente na última semana, ele começou a receber o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que acontece fora da sala de aula. A mãe ainda conta que a criança é assistida por cinco profissionais, sendo dois terapeutas ocupacionais e uma fonoaudióloga, ofertados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e mais uma terapeuta ocupacional e uma psicóloga contratadas por plano de saúde.
Leia também: Falta de professor de apoio na rede municipal é denunciada na Promotoria
Questionada pelo JM News 2, da Rádio JM, sobre a preparação para a chegada dos novos estudantes, a Semed informou que o crescimento no número de alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino é gradual, não aconteceu de uma única vez, porque o protocolo de vagas não fecha. Desta forma, na avaliação da secretaria, o cenário torna desafiador o remanejamento de professores.
A pasta ainda informa que a rede tem uma demanda considerável de alunos com transtornos e distúrbios de aprendizagem, os quais também são acompanhados no Atendimento aos Distúrbios de Aprendizagem (ADA) e Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI).
O JM News 2, da Rádio JM, também questionou a respeito dos professores que estavam no sistema de “dobra” antes da pandemia, ou seja, quando os profissionais atendem em horários extraordinários. A Semed informou que, em 2020, a dobra de turno foi cortada devido ao cenário da covid-19 em Uberaba, porém, a medida não será adotada este ano, sob pena de o Município pode incorrer em descumprimento legal, uma vez que na Educação existem aulas excedentes.
O professor de Educação Básica da rede municipal tem que cumprir 18 horas/aula na regência e 9 horas/aulas de extraclasse, totalizando 27 horas/aulas no cargo. Desse modo, ele pode assumir, além das 27 aulas, até 17 horas/aula a título de extraclasse (na regência), desde que não ultrapasse 40 horas semanais.
A Secretaria de Educação esclarece que está convocando profissionais de apoio conforme análise de laudos e avaliação do Departamento de Educação Inclusiva, como poderá ser conferido na edição desta quarta-feira (13) do diário oficial do Município, jornal Porta-voz.
Leia também: Aprovados em processo seletivo querem suprir falta de professores de apoio em Uberaba
O Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Uberaba faz o acompanhamento aos alunos da educação especial matriculados na rede municipal de ensino. Esse acompanhamento ocorre por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE; do Atendimento aos Distúrbios de Aprendizagem – ADA; do serviço de Profissional de Apoio; dos atendimentos no Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI; da Busca Ativa e atendimentos às situações de vulnerabilidade, realizada pelos assistentes sociais e psicólogos da Assistência ao Educando e Projeto Escola e Família.
O CREI oferta, semanalmente, atendimentos nas áreas de Fonoaudiologia, Terapia Visual, Neuropsicopedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Altas Habilidades ou superdotação e Estimulação motora.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Mapeamento LGBT+ deve ser retomado nesta quinta, após reformulação do Comitê de Ética
- 7 de setembro: Elisa reforça que desfile será separado das manifestações pró-Bolsonaro
- Fim da seca: chuvas trouxeram alívio e temperaturas devem baixar mais, em Uberaba
- Vítimas de violência doméstica receberão vale-transporte gratuito, em Uberaba
- Enfrentamento da violência doméstica será tema de palestra nesta quarta
- Prefeitura abre licitação para pavimentar Ura 445
- Agronegócio oferece melhoramento genético para pequenos pecuaristas
- 2,5 mil animais foram castrados em Uberaba no último mutirão, inclusive 40 gatos de um mesmo dono
- Parado há pelo menos seis anos, imóvel da "Eletrotécnica" volta a leilão
- Cavalgada em homenagem à Nossa Srª da Abadia tem menos participantes, mas termina sem ocorrências e elogiada
Continua depois da publicidade
Podcast
Continua depois da publicidade