CIDADE

Memorial Chico Xavier inicia homenagens aos 20 anos de morte do médium com cabine itinerante no Shopping Uberaba

Publicado em 31/03/2022 às 08:29Atualizado em 18/12/2022 às 23:16
Compartilhar

“O que vivi com Chico”, projeto desenvolvido pelo Memorial Chico Xavier, traz uma experiência itinerante para homenagear os 20 anos da morte do médium e celebrar os 112 anos do seu nascimento. Uma cabine estará instalada no Shopping Uberaba, a partir das 10h desta sexta (1º), com equipamentos de gravação de vídeo para coletar as histórias e memórias afetivas das pessoas que tiveram momentos especiais com Chico. A cabine ficará no espaço durante todo o mês de abril. O Shopping Uberaba é parceiro do Memorial na ação.

A estrutura elaborada permitirá a circulação do projeto para diversos locais de Uberaba, bem como para outras cidades. A ideia é expandir as ações do Memorial, de forma a levá-lo ao público, já que o espaço se encontra fechado à visitação. Posteriormente, os registros dos depoimentos serão divulgados em exposições no Memorial e em plataformas digitais.

“O exemplo, a trajetória e o legado do médium ainda residem vivos nos corações daqueles que possuem reminiscências de carinho, gratidão, respeito e admiração por ele. As histórias de vida de Chico já foram contadas em filmes, livros, peças de teatro, documentários, exposições... Entretanto, uma parte muito especial reside na memória das pessoas que de alguma forma tiveram algum tipo de contato, ou mesmo inspiração, na sua vasta obra. Por esse motivo, o Memorial propôs essa homenagem aos 20 anos de seu falecimento e como celebração de seu aniversário de 112 anos”, explicou o diretor do Memorial Chico Xavier, o museólogo Carlos Vitor Silveira de Souza.

A iniciativa também faz parte das ações de divulgação do projeto de requalificação do Memorial, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e que está em fase de captação de recursos. Mais informações estão disponíveis no site memorialchicoxavier.com. O projeto é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, com concepção da Expomus e patrocínio de Alta Genetics, Usina Uberaba e Native.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por