JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Baixa procura: menos de 100 crianças com comorbidades foram vacinadas em Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

24/01/2022 - 14:56:52. - Por Luiz Henrique Cruvinel Última atualização: 24/01/2022 - 15:08:05.

Julielly Barbosa Gomes foi a primeira criança a receber a vacina contra a Covid-19 em Uberaba (Foto/Divulgação Prefeitura de Uberaba)

Depois de uma semana de vacinação infantil em Uberaba, a baixa procura começa a se tornar evidente. Na faixa de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, menos de 100 foram imunizadas desde o começo das aplicações, no último dia 18. A expectativa da Secretaria de Saúde (SMS) era de que pelo menos 1.400 baixinhos sejam contemplados até o fim da primeira fase, o que representa 5% do contingente total de crianças na cidade. Contudo, o panorama está aquém de qualquer previsão.

De acordo com informações repassadas ao Jornal da Manhã, foram 91 crianças com comorbidades ou deficiência permanente vacinadas desde o início do cronograma, na última terça-feira (18).

Na última semana, a responsável técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, aos microfones da Rádio JM, disse que a expectativa da gestão é de que 5% das 28.049 crianças de Uberaba sejam vacinadas neste primeiro momento, o que, em números brutos, significa pouco mais de 1.400 garotos.

Leia mais: Vacinação de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade começa no dia 26

Entretanto, o panorama segue o visto no início da imunização de adultos, em janeiro do ano passado, dada a dificuldade operacional e de logística para que pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida consigam se vacinar. Para isso, segundo a responsável da Central, será feita uma Busca Ativa para que este público receba as doses.

Esta estratégia, somada a uma correta difusão da importância da vacinação, deve fazer com que os números aumentem nas próximas semanas.

Desta forma, o calendário avançará para crianças sem restrição de condições pré-existentes com menos de 10% de aplicação prevista inicialmente. A perspectiva da SMS é que seja aberta a aplicação já nesta terça-feira (25).

Leia também: Minas começa nesta segunda distribuição de vacinas Coronavac para imunizar crianças

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia