JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Município deve aguardar nota do estado para imunizar crianças com CoronaVac

Procura pelos imunizantes ainda está tímida na nova campanha

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

21/01/2022 - 06:50:35. - Por Rafaella Massa

Apesar da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o município de Uberaba ainda irá aguardar nota do Estado referente à aplicação do imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan, em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.

A aprovação do imunizante aconteceu nesta quinta-feira (20), porém não deve ocorrer em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.

Segundo a coordenadora da vacinação em Uberaba, Ana Vera Abdanur, a aplicação se dará assim que for autorizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o que deve acontecer com tranquilidade. Afinal, de acordo com Abdanur, a secretaria anda de acordo com as deliberações da Anvisa.

Ainda, Ana Vera comenta que, caso positiva, a decisão deve beneficiar a campanha voltada a esse público-alvo, pois traz mais opções de imunização, além de alavancar a vacinação infantil contra a Covid-19.

Pouca procura

Ainda em relação à imunização infantil, Ana Vera conta que a campanha ainda está andando a passos de formiguinha, sendo que apenas 79 crianças foram imunizadas em Uberaba, por enquanto. Porém, a coordenadora já conta que a busca ativa acontecerá para que mais pais e responsáveis procurem o imunizante.

"Vamos sim [fazer a busca ativa], assim como fizemos com a vacinação geral. Pelas equipes de saúde da famílias, pelas propagandas...", afirma Ana Vera.

A imunização infantil começou nesta terça-feira (18) com o público de crianças com comorbidades a partir de 11 anos. Nesta sexta-feira (21), podem se imunizar as crianças com comorbidade e deficiência permanente a partir de 7 anos, na segunda-feira (24) a idade desce para seis anos. É necessária a apresentação do documento comprobatório da condição da criança, disponível em: uberabacontracovid.com.br/documentos. A criança só será imunizada se estiver acompanhada dos pais ou responsável legal. A vacinação das crianças será no Centro de Saúde Eurico Vilela e no Caism, das 8h30 às 16h.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia