CIDADE

Prefeitura e Conafer lançam programa de melhoramento genético em rebanho de pequenos pecuaristas

Publicado em 18/01/2022 às 21:46Atualizado em 18/12/2022 às 17:59
Compartilhar

A Secretaria do Agronegócio está cadastrando os pequenos produtores de Uberaba interessados em participar do programa Mais Pecuária Brasil. A iniciativa da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer)/Brasil, disponibilizada ao Governo Municipal, visa ao melhoramento genético do rebanho em pequenas propriedades por meio de várias ações, como a doação de sêmens.

De acordo com o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, a parceria é fruto de visita da equipe da Sagri, no segundo semestre do ano passado, à Secretaria Nacional da Agricultura Familiar em Brasília. Agora em janeiro, salientou ele, foi assinado o convênio entre a Prefeitura e a Conafer, sacramentando a inclusão do município no Mais Pecuária Brasil. Celani explicou que o programa consiste em promover o melhoramento genético de rebanhos leiteiro e de corte da Agricultura Familiar, com adoção de protocolo, que inclui, dentre outros procedimentos, o fornecimento gratuito de sêmens pela Confederação. “Sêmens estes adquiridos junto à Alta Genetics do Brasil, maior central de reprodução animal do mundo com sede em Uberaba”, ressaltou.

Para detectar interessados, o secretário detalhou que desde o começo de dezembro equipes da Sagri têm ido a campo fazendo ampla divulgação do Mais Pecuária e cadastrando produtores da Agricultura Familiar que se encaixam nas exigências do programa. “É preciso atender os pré-requisitos mínimos de alimentação do rebanho, estrutura e escore corporal das vacas”, disse. Ele ressaltou que já foram realizadas reuniões a respeito nas comunidades da Serrinha, Dandara, Ponte Alta e Peirópolis, além de repasse de fichas cadastrais durante assistência técnica nas fazendas.

Como esclarece a professora Renata Serafim, zootecnista da Sagri, o programa utiliza a biotecnologia conhecida como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), onde há a sincronização do cio de todas as vacas, de maneira que aquelas que obtiverem prenhez, irão parir no mesmo tempo. “Com isto, o produtor ganha no tempo, e não precisará monitorar o cio das vacas constantemente. Outra vantagem, de suma importância, é o melhoramento genético do plantel, sem custos e com sêmens de procedência”, frisou Renata. Ela acrescentou que este protocolo ainda proporcionará ao pequeno produtor alcançar outros bons resultados na propriedade com menor intervalo entre os partos das vacas, bezerros mais pesados ao desmame e restabelecimento corporal das vacas em tempo bem mais curto.

Renata Serafim explicou que após a aprovação do cadastro do produtor ao Mais Pecuária e com as vacas vazias (sem prenhez), diante orientação passada pelos técnicos da Sagri, a Conafer agenda a visita de veterinário às propriedades. “Numa sequência, o protocolo inclui a introdução do implante hormonal, a sincronização do cio, a inseminação propriamente dita e, por fim, a confirmação ou não da prenhez”, destacou a professora. Renata enfatizou ainda, que todos estes procedimentos contarão também com a participação de zootecnistas da Sagri. Ao final do programa, com duração para quatro anos, a técnica frisou que a grande expectativa gira em torno do melhoramento genético do rebanho, o que agregará valores, tanto na produção leiteira quanto na de corte, na propriedade contemplada pelo programa.

Ainda segundo José Geraldo, um grande evento de apresentação do Mais Pecuária Brasil, em Uberaba, está sendo organizado para a primeira quinzena de fevereiro. “Na oportunidade, vamos contar com os representantes da Conafer, Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, Alta Genetics, instituições classistas dos produtores rurais e, claro, agricultores familiares, razão maior do programa”, destacou o secretário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por