JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 22 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Sentimento de insegurança de moradores do bairro Universitário aumenta com o período de férias

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

15/01/2022 - 00:00:00. - Por Bruno Campos Última atualização: 17/01/2022 - 14:08:35.

Como o próprio nome elucida, o bairro Universitário, em Uberaba, é composto em sua maioria por estudantes da Universidade de Uberaba (Uniube). Uma localidade conhecida por ser bem movimentada, é bastante comum que, durante o período letivo, quem passe pelas ruas do bairro se depare com calçadas cheias de mesas com jovens, bares, lanchonetes e restaurantes em pleno funcionamento. Ruas movimentadas, estudantes caminhando rumo à faculdade e vozes por todos os lados são características típicas do local.

Entretanto, o cenário muda drasticamente quando chega o período de férias universitárias. Aproveitando-se dos dias de recesso, a maior parte dos estudantes não uberabenses retornam às cidades de origem, fazendo com que o bairro se torne quase que um “bairro fantasma”. Durante este período do ano, os estabelecimentos, antes cheios, dão lugar a portas fechadas com avisos de retorno somente após a segunda metade de janeiro. Pontos que antes funcionavam até às 22 horas, quando abrem, não passam das 18 horas. A movimentação das ruas e calçadas diminui consideravelmente, e o que antes era cheio de transeuntes, passa a contar com alguns “gatos pingados” andando por ali.

Algo preocupante para quem mora na região e precisa continuar pela cidade. Principalmente no período noturno, quem necessita locomover-se a pé, o faz com a atenção redobrada. As ruas quase desérticas, trazem consigo a sensação de medo e insegurança, uma vez que a pessoa se torna um alvo bem mais fácil de uma possível ação criminosa.

A equipe do Jornal da Manhã entrou em contato com a Guarda Municipal de Uberaba para questionar a respeito das rondas preventivas realizadas no Universitário e se, durante o período de férias, já acontece ou há projeto para rondas especiais no bairro. Segundo informações do comandante da Guarda Municipal, Marcelo Neves, “o serviço de ronda preventiva é realizado de forma padrão pela Guarda em toda a cidade, não tendo nenhum esquema especial voltado para o bairro Universitário”, explica.

O Comandante informou que o bairro é uma área de responsabilidade do 67º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba, localizado no bairro Santa Marta. A reportagem procurou a assessoria do Batalhão para saber a respeito de uma possível ronda extra no bairro durante o período das férias ou mesmo se, de fato, há um aumento nos registros de ocorrências nesta época do ano. Em nota, a assessoria informou que "as ações de prevenção realizadas todos os dias como patrulhamento, pontos base de viaturas e operações presença, são intensificadas no mês de janeiro". A assessoria informou também a respeito da Operação Férias Seguras que vem acontecendo desde o dia três deste mês e continuará até o início de fevereiro.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia