JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 23 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Abatedouro de aves deve contar com câmara fria em breve, diz secretário

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

15/01/2022 - 00:00:00.

Foto/Divulgação

Assunto foi discutido ontem entre o secretário José Geraldo Borges Celani e a gestora do abatedouro, Cláudia Silva Cordeiro

Secretaria do Agronegócio (Sagri), espera deflagrar, em breve, processo visando dotar abatedouro de aves em São Basílio com câmara fria. A unidade busca também o certificado de inspeção estadual para ampliar suas comercializações. Os assuntos foram tratados durante reunião, nesta semana, entre o titular da pasta do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, e a secretária da Associação dos Produtores de São Basílio e gestora do abatedouro, Cláudia Silva Cordeiro.

A dirigente disse que, nos últimos três meses, seis novos produtores se filiaram à entidade e iniciaram a criação de frango caipira. “Com isto, a expectativa é de que em maio, mais tardar, começo de junho, a produção dos 12 associados atinja seu pico. Tal fato ocorrendo, os freezers da unidade não serão suficientes para atender todo o abate, sendo fundamental até lá a montagem de câmara fria, prevista para o abatedouro por meio de emenda ao orçamento 2022 apresentada pelo vereador Marcos Jammal", relatou. Ela destacou que dessa forma conseguirá aumentar bem a capacidade armazenadora no local.

O secretário Celani informou que os recursos, no valor de R$50 mil, provenientes deste remanejamento orçamentário, já estão sendo direcionados para o devido fim, que é a compra e instalação de câmara fria no miniabatedouro de frangos em São Basílio.

“Porém, é preciso dispor da abertura do sistema anual, autorização do comitê e elaboração do projeto, contendo medidas e capacidade do equipamento, assim como a energia necessária, dentre outros detalhes, para depois abrir processo licitatório", disse. José Geraldo entende que a dotação do abatedouro com a câmara fria será uma conquista importante, sempre trabalhada pela pasta, e no que depender dele, irá agilizar ao máximo o sistema com vistas a atender a demanda.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia