CIDADE

Uberaba receberá cerca de 30 mil testes de Covid-19 ainda esta semana

Joanna Prata
Publicado em 11/01/2022 às 21:14Atualizado em 18/12/2022 às 17:43
Compartilhar

Uberaba deve receber do Estado em torno de 30 mil testes de Covid-19 ainda esta semana. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pela Superintendência Regional de Saúde (SRS). No total, serão 50 mil exames para a macrorregião do Triângulo Sul, dos quais cerca de 30 devem ficar em Uberaba. De acordo com o superintendente Eurípedes Leitão, a previsão é que eles cheguem na quinta-feira (13) e sejam distribuídos para os municípios, no dia seguinte, sexta-feira (14). Ao todo, o Estado irá distribuir um milhão de testes antígeno para detecção de casos de Covid-19.

Devido às interdições nas estradas de Minas Gerais causadas pelo excesso de chuva, pode ser que ocorra um atraso na chegada dos exames a Uberaba. Segundo o superintendente regional, é necessário que as pessoas voltem a realizar os cuidados de prevenção a Covid.

"A gente espera realmente que haja uma colaboração da população. Agora que passou o período de confraternização entre amigos e familiares, que voltemos a manter o distanciamento e o uso de máscara, que é o melhor protocolo até agora. Retornar ao trabalho, voltar às aulas, às atividades, é importante, mas com os cuidados necessários", afirma Eurípedes.

Sobre a nova variante Ômicron, o superintendente disse que ainda não foi detectada nas amostras enviadas pelo município para análise do estado. São enviadas amostras três vezes por semana pela regional para serem analisadas pelo Estado "Essas amostras é um protocolo implantado pelo Estado para ver se não temos nenhum tipo de novidade quanto aos casos e analisar se aqueles são realmente detectados com Covid e se mantém as mesmas características da cepa que a gente tem acompanhado. Não é um envio especial para analisar a nova variante, é um processo de rotina", explicou.

Superintendente de saúde nega envio de testes de influenza pelo Estado a municípios

Apesar do que circulou pelas redes sociais, o Estado não vai enviar aos municípios testes de Influenza. Segundo o superintendente, trata-se de fake news. "Saiu erradamente no rodapé de alguma TV que seria enviado testes de influenza, mas na verdade os testes são para Covid. A legenda saiu errada e isso acabou gerando uma discussão muito importante, mas que não é realidade", disse.

Em coletiva de imprensa recentemente, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, chegou a afirmar que o Estado estudaria formas de deixar a testagem para a Influenza mais acessível à população, mas não houve, até o momento, a divulgação de medidas nesse sentido. De acordo com Eurípides Leitão ainda não há uma posição sobre os testes de influenza e quem define o protocolo dos testes é o Ministério da Saúde.

Ainda sobre o surto de gripe, o Estado também tem enviado a medicação Oseltamivir, conhecida pelo nome comercial de Tamiflu. “Houve um aumento de demanda causada pela gripe. Nós temos orientado através da nossa área técnica para todos os municípios manterem o protocolo de prescrição, que essa é uma medicação que deve seguir um protocolo rigoroso de uso para que não comprometa a saúde da população em geral", finaliza o superintendente.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por