JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 23 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Circuito Regional de Turismo Rural busca consolidar rotas de fazendas históricas em Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

03/12/2021 - 15:31:02. - Por Rafaella Massa Última atualização: 03/12/2021 - 17:16:29.

Será inaugurado, neste domingo (5), o primeiro Circuito Regional de Turismo Rural em Uberaba, que visa destacar e dar prestígio às fazendas da região. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, em parceria com o Sindicato Rural de Uberaba (SRU) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Na manhã de domingo, os participantes vão se reunir na porta da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), às 6h30, de onde ciclistas, produtores rurais e devotos de Santos Reis vão seguir 24km até a Fazenda Nossa Senhora de Fátima, localizada na comunidade rural da Baixa. Na propriedade centenária do presidente da Certrim, Luis Henrique Borges, o lançamento contará com feira de apresentação e comercialização de produtos tradicionais do campo, como comidas e bebidas. Também haverá palestra sobre empreendedorismo e turismo rural e apresentação da Folia de Reis “Lapa”, que comemora 60 anos.

Segundo Maria Aparecida Basílio, diretora de Turismo, Feiras e Eventos, o projeto tem como proposta potencializar o turismo rural, incentivar a agricultura familiar e geração de renda.

“Será uma manhã maravilhosa. Nós teremos uma programação de ciclistas às 8h da manhã na porta da ABCZ. Eles seguirão por uma estrada vicinal paralela à avenida Filomena Cartafina, serão escoltados pela Guarda Municipal e vão pedalar um percurso de 24 km até chegar à fazenda. Na cavalgada, também, eles vão pela mesma estrada, e as pessoas que optarem por ir de carro, vão por assalto mesmo, pela Filomena Cartafina até o bairro rural da Baixa e mais 4 km até a fazenda”, explica Maria Aparecida.

A Fazenda Nossa Senhora de Fátima é uma fazenda centenária. Maria Aparecida revela que, no local, há um belo casarão onde acontece produção artesanal. Ainda, a atração turística possui uma cachoeira, onde também foi implantado um contêiner que atuará como uma lanchonete para receber os turistas.

Outras fazendas da região também poderão vender suas produções. Segundo Basílio, a Emater, empresa parceira do evento, está levando todos os produtores rurais locais. “Então, serão comercializados lá doces, queijos, cachaças, o artesanato da Associação de Mulheres Rurais Uberabenses (AMUR). Os convidados serão recebidos com um mega café da manhã. A partir das 11h começará a ser comercializado o almoço lá, e vai ser vendido galinhada, pastel, churrasquinho, cerveja… Nós teremos apresentação de viola, sorteios de brinde... então, a proposta é que a gente fique lá até as 14h, 15h”, explica a diretora.

Ainda, a perspectiva é a de que o evento seja realizado todos os semestres. Portanto, serão dois eventos ao ano, sendo cada um numa fazenda histórica, até que se consolide uma rota das fazendas.

“E a nossa proposta é criar um catálogo com essa rota consolidada”, finaliza Maria Aparecida.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia