JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Descarte de lixo da penitenciária esparrama sujeira pela região

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

03/12/2021 - 00:00:00. - Por Rafaella Massa

Em denúncia anônima ao Jornal da Manhã nesta semana, leitor informou à reportagem sobre o descarte irregular de lixo que ocorre na penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira. De acordo com a denúncia, a região está lotada de marmitas descartadas irregularmente por toda via, logo em frente ao presídio, mesmo que as caçambas de lixo estejam no local.

 

O repórter fotográfico Jairo Chagas foi até o local apurar a situação e constatou que, no local, apesar da existência de cinco caçambas para depósito de resíduos, o lixo, na verdade, é depositado em frente delas, e não dentro. Ainda se apurou que as marmitas servidas aos detentos são descartadas posteriormente no chão, amarradas umas às outras, ao invés de serem colocadas em sacos de lixo. A coleta de lixo do sistema de limpeza urbana municipal passa pelo local todos os dias, mas o lixo fica esparramado pela via.

A reportagem do JM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pedindo posicionamento sobre a situação. Segundo a secretaria, a Penitenciária de Uberaba possui grande volume de lixo, que é recolhido diariamente, e as cinco caçambas são utilizadas, tendo sido, inclusive, um pleito da gestão da unidade, que possuía apenas três unidades à disposição.

A Sejusp explica que, já em outubro, ocorreu uma transição do marmitex de alumínio para isopor, para melhorar a conservação das refeições, o que também acabou gerando maior volume de lixo, já que o isopor ocupa mais espaço. Ainda diante da nova demanda, a gestão da penitenciária está promovendo ajustes na coleta, solicitando à empresa responsável pelo recolhimento do material o aumento no número de caçambas.

A direção da Penitenciária de Uberaba ressalta que os detentos responsáveis por recolher os lixos diariamente são orientados a não colocar sacos fora desses coletores e que também irá reforçar a manutenção e a limpeza que já são realizadas do local.
 


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia