CIDADE

Descarte de lixo da penitenciária esparrama sujeira pela região

Rafaella Massa
Publicado em 02/12/2021 às 18:41Atualizado em 18/12/2022 às 17:22
Compartilhar

Em denúncia anônima ao Jornal da Manhã nesta semana, leitor informou à reportagem sobre o descarte irregular de lixo que ocorre na penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira. De acordo com a denúncia, a região está lotada de marmitas descartadas irregularmente por toda via, logo em frente ao presídio, mesmo que as caçambas de lixo estejam no local.

O repórter fotográfico Jairo Chagas foi até o local apurar a situação e constatou que, no local, apesar da existência de cinco caçambas para depósito de resíduos, o lixo, na verdade, é depositado em frente delas, e não dentro. Ainda se apurou que as marmitas servidas aos detentos são descartadas posteriormente no chão, amarradas umas às outras, ao invés de serem colocadas em sacos de lixo. A coleta de lixo do sistema de limpeza urbana municipal passa pelo local todos os dias, mas o lixo fica esparramado pela via.

A reportagem do JM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pedindo posicionamento sobre a situação. Segundo a secretaria, a Penitenciária de Uberaba possui grande volume de lixo, que é recolhido diariamente, e as cinco caçambas são utilizadas, tendo sido, inclusive, um pleito da gestão da unidade, que possuía apenas três unidades à disposição.

A Sejusp explica que, já em outubro, ocorreu uma transição do marmitex de alumínio para isopor, para melhorar a conservação das refeições, o que também acabou gerando maior volume de lixo, já que o isopor ocupa mais espaço. Ainda diante da nova demanda, a gestão da penitenciária está promovendo ajustes na coleta, solicitando à empresa responsável pelo recolhimento do material o aumento no número de caçambas.

A direção da Penitenciária de Uberaba ressalta que os detentos responsáveis por recolher os lixos diariamente são orientados a não colocar sacos fora desses coletores e que também irá reforçar a manutenção e a limpeza que já são realizadas do local.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por