Em ritmo acelerado, o ano está perto do fim e ainda não é possível ver decorações de Natal nas ruas de Uberaba. Este é o panorama que será mantido em 2021, segundo a prefeita Elisa Araújo. Em entrevista à Rádio JM, a chefe do Executivo jogou balde de água fria nas expectativas de vias totalmente iluminadas e decoradas, como vista em tempos áureos da cidade.
De acordo com ela, não há recurso suficiente para que a Prefeitura arque com iluminações deste tipo e tamanho, embora não falte vontade de instalar decorações natalinas nos corredores comerciais da cidade.
A única maneira, segundo a prefeita, seria por meio de financiamento do Consórcio Concip, o qual a gestão teria que pagar com juros avançados. Desta forma, Elisa optou por recuar na negociação do empenho financeiro e iluminar de maneira contida os corredores de Uberaba.
“Eu estava na esperança de que pudesse acontecer, mas legalmente não pode. No contrato da Concip não consta a responsabilidade, o que há é a possibilidade de ela financiar, e o governo pagar com juros. Não aceitei. Vamos financiar uma decoração modesta. Mas haverá iluminação”, afirma Elisa.
A título de comparação, no ano passado houve empenho de R$ 900 mil para a decoração natalina, em um acordo de pagamento em 30 anos, com juros anuais. A informação foi revelada pela prefeita, durante a entrevista à Rádio JM.
Para o ano que vem, no entanto, sobra ânimo e disposição para orquestrar iluminação integrada aos principais pontos da cidade. Contudo, ainda há entraves de estrutura, como proibições em fachadas e postes da Cemig. De acordo com Elisa Araújo, as tratativas com representantes comerciais já começaram.