CIDADE

Manifestação de bancários em frente ao Bradesco exige melhores condições de trabalho

Rafaella Massa
Publicado em 23/11/2021 às 10:41Atualizado em 18/12/2022 às 17:01
Compartilhar

Foto/Divulgação

Junto ao movimento nacional nomeado Dia Nacional de Luta, o Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região (SindBan) convocou, nesta terça-feira (23), uma manifestação nas portas dos bancos Bradesco disponíveis na cidade. A ação exige melhorias nas condições de trabalho e respostas sobre desligamentos sucessivos. Portanto, nenhuma das quatro instituições em Uberaba estão em funcionamento hoje.

Segundo o presidente do SindBan, Diego Bunazar, este é um protesto contra as demissões que aconteceram ao longo do ano de 2020 e de 2021, que estão gerando uma sobrecarga de trabalho nas equipes bancárias. Outro motivo de insatisfação é a falta de segurança nas agências, o que causa revolta nos funcionários.

“De uma forma específica, aqui em Uberaba tem a questão da segurança. Já tivemos casos aqui de colegas nossos sendo agredidos por criminosos e isso tem trazido uma insegurança no trabalho muito grande”, afirma o presidente.

O líder sindical acrescenta que “é um absurdo muito grande que uma agência bancária, de qualquer modalidade, funcione sem o mínimo de segurança, o mínimo de condição de trabalho”.

Diego explica que o fechamento de agências também é uma das razões pelas quais acontecem as manifestações. Em Uberaba, por exemplo, foram encerradas as atividades da agência que se encontrava no Parque Fernando Costa, no meio do ano de 2021, significando o desemprego para uma quantidade grande de bancários, de vigilantes e de equipe de manutenção, como explica Bunazar.

“Em setembro de 2020, eram 125 trabalhadores no Bradesco. Em novembro de 2021, eram 99 em Uberaba e na região. Em pouco mais de um ano, houve mais de 20% de redução dos quadros, apenas de bancários, sem contar vigilantes e quadros de apoio”, finaliza Diego Bunazar.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou o banco Bradesco e solicitou um posicionamento a respeito das demissões denunciadas, porém, o banco preferiu não comentar sobre o assunto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por