CIDADE

Celebrações marcam os 40 anos de inauguração do bairro Alfredo Freire

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 23/10/2021 às 18:27Atualizado em 19/12/2022 às 01:33
Compartilhar

Foto/Divulgação

Foto da inauguração do bairro Alfredo Freire, em 21 de outubro de 1981, com a presença de autoridades

A Paróquia São Geraldo, localizada no bairro Alfredo Freire, realizou missa comemorativa aos 40 anos do bairro, na quinta-feira (21). As comemorações vão até o dia sete de novembro, com homenagens em cada celebração.

O padre Fabiano Roberto Silva falou com a reportagem do Jornal da Manhã. “Essa primeira missa, na quinta-feira, foi realizada porque era o dia do aniversário, porque o bairro foi entregue em 21 de outubro de 1981. Então, nós fizemos essa missa especial”, afirma.

Conforme o padre Fabiano, a Paróquia trabalhava fazendo um resgate histórico há meses, com levantamento de informações, fotos e outros documentos. “Nosso trabalho começou no mês de agosto e essa missa foi o primeiro ponto alto. Convidamos a família do ex-prefeito Silvério Cartafina, que foi o responsável por implantar o bairro, para ser homenageada”, revela.

Franco Cartafina (PP), deputado federal e neto do ex-prefeito, esteve na cerimônia. Segundo o padre Fabiano, também foi feito o descerramento de uma placa.

As comemorações vão até o dia sete de novembro, data em que se comemoram 40 anos da celebração da primeira missa no bairro. O padre daquela ocasião, monsenhor Geraldo, será o homenageado.

O Alfredo Freire começou a ser construído por volta de 1979-1980, com a invasão de pessoas desabrigadas, mesmo sendo parte de uma fazenda particular. Logo depois, o dono dessas terras, o senhor José Alberto Rodrigues da Cunha, resolveu lotear para essas pessoas. As chaves das casas foram entregues no dia 21 de outubro de 1981. Assim surgiu o bairro Alfredo Freire. O bairro foi construído para ter residências populares para trabalhadores das fábricas ao redor desse local. Esse nome foi dado ao bairro por causa de um senhor chamado Alfredo Freire, que nasceu em Portugal e veio morar no Brasil, na cidade de Uberaba. Seu filho, Alfredo Freire Junior, foi o engenheiro responsável pelas obras do bairro e deu esse nome ao bairro em homenagem ao pai. O bairro foi construído com 1.123 casas populares, um escritório da Cohab e um posto policial.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por