CIDADE

Primeira cirurgia de catarata em onça-parda no Brasil será em Uberaba; confira

Publicado em 22/10/2021 às 12:36Atualizado em 19/12/2022 às 01:35
Compartilhar

Fotos/Divulgação

Com equipe preparada para atendimento de animais silvestres, o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em Uberaba, realizará a primeira cirurgia de catarata em onça-parda registrada no Brasil. A fêmea foi recebida pela equipe do HVU nesta sexta-feira (22), e o procedimento está marcado para sábado (23).

O animal, apelidado carinhosamente de Kiara, tem 11 meses, 31 kg, e sofreu um trauma na cabeça no ano passado, o que ocasionou a lesão ocular. A cirurgia será acompanhada pelos alunos de Medicina Veterinária da Uniube e pela equipe médica do HVU e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Também, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), além de acompanhar o procedimento, agiu em parceria com as duas instituições.

A onça chegou ao Cetras em dezembro de 2020, com idade estimada em 15 dias de vida. "Logo que chegou apresentou um quadro neurológico (convulsões, ataxia etc.) compatíveis com um quadro de trauma. Se recuperou bem, porém apresentou como sequela um quadro de catarata que começou a se desenvolver em torno dos 3 meses de vida. A catarata, que é basicamente uma opacidade da lente do olho, impede que o animal enxergue normalmente e, portanto, também impede seu retorno à natureza. Hoje, com 31 kg, será submetida à cirurgia com a expectativa de que possa ser reabilitada", explica o médico-veterinário do Cetras, Rafael Ferraz de Barros.

O tratamento será realizado no HVU pelos oftalmologistas-veterinários Fabrício Villela Mamede e Glauber Tasso, sob supervisão dos veterinários Renato Linhares Sampaio, Cláudio Yudi, Ananda Teodora e Rafael Barros. O processo de recuperação do procedimento é estimado em 4 a 6 meses. 

"Com a experiência adquirida a mais de uma década,  sendo referência em atendimentos de animais silvestres da região do Triângulo Mineiro, com parcerias sólidas com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ministério Público de Minas Gerais e IEF, foi possível preparar para a cirurgia e anestesia de alto grau de complexidade no procedimento na onça, que envolverá mais de 10 médicos-veterinários e docentes do curso de Medicina Veterinária, além dos alunos e residentes do Hospital Veterinário da Uniube. Ficamos felizes em ajudar a onça para ter novamente a visão recuperada e repassar para outros profissionais que possam realizar em outros grandes felídeos em centros de triagem e zoológicos", finaliza o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

O atendimento a animais no Hospital Veterinário da Uniube passa longe de ser modesto. Em 2020, o HVU atendeu 538 pacientes. Neste ano, até o momento, 582 registros de acompanhamento pela equipe de veterinários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por