CIDADE

Peirópolis recebe blocos com fósseis e fragmento de dente encontrados em mineradora de Uberaba

Publicado em 20/10/2021 às 10:56Atualizado em 19/12/2022 às 01:39
Compartilhar

Foto/Stela M. de Morais/CCCP

Mais uma descoberta paleontológica foi realizada em Uberaba, terrinha dos dinossauros. Foram encontrados na última semana, em blocos de pedra de uma mineradora, fósseis de dinossauros e fragmentos de dentes. As peças foram encaminhadas para Peirópolis para serem pesquisadas pelo Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) e serão estudadas graças à lei municipal de geoconservação que obriga empresas a contratar especialista caso encontre material com potencialidade paleontológica.

Estão sendo analisados dois blocos de pedra, que são semelhantes a outras que datam entre 70 e 62 milhões de anos atrás. Inclusive, onde já foram encontrados fósseis importantes como o Uberabatitan Ribeiroi, Uberabasuchus terrificus, Uberabatrachus Carvalhoi, Peirossauros Tormini, Itassuchus Jesuinoi, Cambaremis Langertoni e vários outros fósseis que compõem a paleobiota do cretáceo continental brasileiro na região do Triângulo Mineiro.

Os blocos, um de calcário e outro de arenito, contêm fósseis de dinossauros, e um outro tem fragmento de dente.  O próximo passo é a retirada dos fósseis dos blocos para pesquisa.

A diretora do CCCP, Stela Mariana de Morais, explicou que o material é proveniente da mineração de calcário, localizada em um ponto de extração e moagem à esquerda da Rodovia BR-050, a aproximadamente 50 quilômetros da área urbana de Uberaba sentido Uberlândia.

Lei de geoconservação de Uberaba prevê que toda e qualquer área dentro do território de Uberaba, ou seja, dentro do território do Geoparque Uberaba, entre os 4.500 quilômetros quadrados, em que houver potencialidade paleontológica, o empreendedor tem que contratar um especialista para fazer um diagnóstico.

Caso o diagnóstico aponte que há uma possibilidade de se encontrarem fósseis, o empreendedor é obrigado a contratar uma empresa, ou fazer uma associação com uma universidade, para que se faça o programa de monitoramento e salvamentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por