A popularização das vendas por meio de transmissões ao vivo, as famosas “lives”, é importante lembrar que o consumidor também precisa ficar atento aos direitos dele. As lives são feitas através de redes sociais como o Instagram e Facebook, e até mesmo Youtube. Na ocasião, o lojista mostra produtos disponíveis, valores e oferece a oportunidade do consumidor reservar. É possível pagar de forma online por transferência ou PIX. Na pandemia, o formato caiu no gosto dos internautas pela praticidade.
Segundo informações da Fundação Procon de Uberaba, assim como em qualquer outra venda os requisitos de precificação precisam estar presentes. Uma das orientações do Procon é sempre verificar a idoneidade da empresa perfil nas redes sociais, checar as informações da mesma e guardar prints da tela e conversas, sejam elas por WhatsApp ou e-mail.
“Condições de pagamento e o endereço físico da empresa precisam ser informados para que o consumidor possa recorrer no caso de algum problema com a sua compra, sendo que o Artigo 49 do Código de Direitos do Consumidor, sobre o direito de arrependimento, também se aplica a essa modalidade. Isso quer dizer que o consumidor pode cancelar a compra em até sete dias, contados do recebimento, mesmo que não apresente defeitos”, explicou o Procon.
Caso o consumidor seja lesado ou identifique uma prática abusiva ele pode acionar o Procon, inclusive, os prints são importantes para auxiliar a fundação. Dúvidas, orientações e denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, pelo (34)99869-9000 ou pelos telefones (34) 3334-9100 ou 151.