CIDADE

Após chuvas recentes, Codau inicia obra de drenagem pluvial no Frei Eugênio

Publicado em 18/10/2021 às 15:50Atualizado em 19/12/2022 às 01:42
Compartilhar

Foto/Divulgação

Os temporais registrados no final de setembro e começo de outubro causaram impactos para a cidade e um deles foi no conjunto Frei Eugênio. A forte enxurrada na avenida Dr. Hélio Luís da Costa evidenciou deficiências de drenagem pluvial nas proximidades da via. A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), começou uma obra para adequar o sistema de captação pluvial, que irá melhorar as condições de saneamento da região.    

A drenagem pluvial está sendo implantada na rua Hermínia Cartafina Guimarães, na confluência com a avenida Dr. Hélio Luís da Costa. Lá, serão executados 150 metros de rede, no diâmetro de 600mm, construídas 14 novas bocas de lobo (BL) duplas, e readequadas outras quatro BL existentes. Estas intervenções aumentarão a captação de chuva e oferecerão uma maior vazão para as enxurradas. 

“A previsão é de que em 20 dias as melhorias estejam concluídas. A recomposição das vias também será executada pela Codau. A obra está bem sinalizada, mas os motoristas devem ficar atentos aos desvios do trânsito nas proximidades”, explicou o diretor de saneamento, Paulo José Stival Coelho. 

Outras intervenções de drenagem pluvial vem sendo realizadas em outros pontos da cidade. Na Av. João XXIII foi a implantação de um ramal pluvial de 12m e de uma boca de lobo dupla, no trecho entre as ruas Mozart Morais Miranda e a Ismael Alonso Y Alonso, no bairro Parque das Américas.  A recomposição da via será entregue nesta sexta-feira (15). 

No Jardim Anatê II, também foi realizada a recuperação da rede de drenagem pluvial na rua Elvira Silveira Cicci, danificada por um incêndio e pela forte chuva do começo de outubro, que acabou destruindo um trecho da tubulação de 800mm. A substituição foi por uma extensão de 60 metros.   A recomposição asfáltica da travessia está em andamento. 

No Jardim Marajó I, foi executada nova rede pluvial nas ruas Roberto Inácio Dias e Romilda Sabino de Freitas, em um trecho de 26 metros. Além disso, foi executada uma boca de lobo dupla, interligada a outras duas existentes. 

Já no Pacaembu, na rua Augusta Barbosa, uma nova rede pluvial está implantada em um trecho de 40 metros, com tubulação variando entre 400 e 600mm de diâmetro. Seis bocas de lobo duplas foram instaladas para absorver a enxurrada e eliminar os alagamentos, bem como a conclusão da recuperação asfáltica. Neste trecho, há vários anos havia um represamento de água, que gerava inundações constantes no período chuvoso.  

“Parte do controle das enchentes é uma vertente do saneamento ambiental que a Companhia está se responsabilizando. Todas essas intervenções possibilitam o bom funcionamento da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas, minimizando, portanto, os problemas gerados pelas tempestades. O Governo Municipal, por meio da Codau está contribuindo com uma parcela para entregar essas soluções urbanas para Uberaba”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

A programação dessas obras integram o planejamento anual da Codau para reduzir os passivos, do componente de drenagem urbana, que aguardam soluções há vários anos. A drenagem na Av. Dr. Hélio Luiz da Costa teve ainda solicitação do vereador Ismar Vicente dos Santos (Marão), presidente da Câmara de Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por