CIDADE

Campanha de vacinação antirrábica entra na última semana

Joanna Prata
Publicado em 15/10/2021 às 19:58Atualizado em 19/12/2022 às 01:45
Compartilhar

A campanha de vacinação antirrábica começou no dia 6 de setembro em Uberaba e vai até 21 de outubro. Nesta sexta-feira (15), veterinários da seção de animais de pequeno porte do Centro de Controle de Zoonoses estiveram na rádio JM e falaram um pouco sobre a campanha. Patrícia de Matos e Michel Sanches, explicaram que são 12 equipes de vacinação do departamento, sendo seis para zona rural e seis para área urbana. Os pontos de vacina podem ser acompanhados através das redes sociais da Prefeitura. 

Neste sábado (16), as equipes estarão no Morada do Sol (Praça Joãozinho e Maria), Boa Vista (rua Francisco Assis Brito), Eldorado (avenida Amabile Padovan Franco), Vila Bela Vista (rua Felipe Ache, avenida das Torres e rua França). Já no domingo (17), estarão na Vila Arquelau ( rua Outono), São José (rua Argentina com Venezuela e rua Carlos Tasso Cunha), Fabrício (avenida Lucas Borges e Praça Estevão Pucci), Vila Leandro (rua Bélgica).  

A veterinária explicou que este ano, o fato da vacinação ter começado em setembro afetou o cronograma devido aos contratempos causados pelas chuvas. “Podem se dirigir aos postos mesmo com tempo chuvoso ou meio nublado, nós estaremos presentes. Levem seus animais”. Patrícia ainda orientou que os animais devem ir com coleiras e devem ser levados por maiores de 18 anos.

Para os tutores de gatos a orientação é levar os animais em caixas de transporte. Também devem manter uma distância de 3 metros entre os animais para evitar incidentes entre os pets. Outra orientação do departamento de Zoonoses é não deixar os animais soltos na rua. Conforme Patrícia, existem leis municipais que proíbem deixar animais soltos em vias públicas.

De acordo com Patrícia, a Zoonoses não pode doar vacinas, por haver risco de mal acondicionamento e logo a eficácia da vacinação ser prejudicada. Para quem possui mais de seis animais para serem vacinados, é possível agendar um horário no departamento, que um dos agentes irá até o local para fazer a aplicação correta do imunizante contra a raiva nos animais.  

A meta é que sejam imunizados 40 mil gatos e cachorros em Uberaba. “O objetivo é a gente se esforçar para deixar os animais sadios. É uma responsabilidade, vamos lá gente levar os cachorrinhos e os gatinhos para vacinar.  É responsabilidade dos tutores, a raiva é uma zoonose e a gente tem que se prevenir”, completou Patrícia.

A campanha nos pontos espalhados pela cidade acaba dia 21, mas a vacinação continua no Centro de Zoonoses. De terça a sexta-feira, a imunização será das 8h às 15h30, enquanto aos sábados, domingos é das 8h às 12h30.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por