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Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

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Denunciante afirma que faltam informações sobre o atendimento no Ambulatório Maria da Glória

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14/10/2021 - 20:07:03. - Por Rafaella Massa Última atualização: 14/10/2021 - 20:12:41.

Uma denunciante, que preferiu permanecer em anonimato, acionou o Jornal da Manhã para falar sobre a falta de informações no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). De acordo com a denunciante, ninguém sabe pontuar com clareza sobre marcação de consultas, de nenhuma especialidade, o que dificulta o atendimento dos pacientes. 

De acordo com a denunciante, ela chegou no hospital às 7h da manhã, desta quinta-feira (14), na tentativa de marcar uma consulta com um pneumologista para o pai. O homem foi infectado pela Covid-19 e os médicos pediram um retorno.

"As pessoas aqui não tem informação, ninguém fala nada, ninguém informa, as pessoas doentes, as filas horrorosas. E aí, você chega aqui na hora de fazer a marcação, não tem, a agenda não está aberta. Eles não têm a coragem de fazer um cartaz falando o que está aberto, para as pessoas ficarem aqui se realmente tem essa especialidade. Eles vão amontoando um monte de gente aqui na porta", afirma. A denunciante ainda afirma que a falta de informação pode ser um dos motivos para a fila por atendimento ter ficado tão grande. 

A reportagem procurou o Hospital de Clínicas da UFTM e solicitou um posicionamento. A instituição negou a situação. Conforme a assessoria do hospital, o horário de marcação de consultas no Ambulatório Maria da Glória é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h50. 

“A informação sobre o horário de início dessas marcações, nos dois turnos, está afixada em pilastra próxima à grade, visível ao usuário. À entrada do Ambulatório, os pacientes são organizados em duas filas, uma para atendimento de quem já possui consulta agendada e outra para marcação de novas consultas. A fila dos atendimentos daqueles com consulta marcada começa a liberar a entrada a partir das 7h. Trata-se do horário de maior concentração de pacientes em fila, devido à chegada dos ônibus dos municípios vizinhos que os trazem. Para que se tenha uma ideia sobre a amplitude do serviço, no bimestre julho/agosto de 2021 foram mais de 14,2 mil atendimentos no Ambulatório Maria da Glória”, pontuou a assessoria em nota. 

Ainda foi acrescentado que o Hospital de Clínicas não possui gerência sobre os horários dos ônibus enviados pelas prefeituras dos municípios da macrorregião, e exatamente para reduzir a concentração de pessoas às 7h, orienta a marcação de consultas para novos pacientes a partir das 8h. “É importante alertar a todos os pacientes que compareçam munidos de documento com foto e comprovante de residência, para agilizar o atendimento. “

Por fim, a assessoria pontuou que a Ouvidoria está disponível para recebimento de pedidos de informação que possam esclarecer de maneira adequada dúvidas como as apresentadas à reportagem.


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