CIDADE

Após enxurrada, Prefeitura agiliza estudo para "consertar" a região do córrego dos Carneiros

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 04/10/2021 às 17:38Atualizado em 18/12/2022 às 16:26
Compartilhar

Foto/Israel Júnior

Bombeiros percorreram o Córrego dos Carneiros em busca de vítima

A cidade de Uberaba vive cenas dramáticas quando a quantidade de chuva contrasta com o ineficaz sistema de drenagem e absorção hídrica urbana. O córrego dos Carneiros, por exemplo, é um dos principais pontos de problemas quando o nível de água sobe. Na sexta-feira (1º), além dos bueiros levantados e as ruas inundadas, uma mulher desapareceu na região, durante a enxurrada. Após essa sequência de eventos, a Prefeitura Municipal informou, nesta segunda-feira (4), que será contratado um estudo para melhorar a área do córrego e evitar novos deslizamentos e acidentes ambientais.

A informação é do secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Pedro Arduini, em entrevista à Rádio JM. O representante da pasta afirmou que várias mudanças terão que ser feitas, a começar pelo aumento do córrego, para comportar maior quantidade de água.

“Vamos contratar um estudo para essa região para avaliar o que pode ser feito para melhorar a drenagem. A gente acredita que o canal deveria comportar uma quantidade de água maior, porque com as chuvas aquilo tem risco de transbordar. Acredita-se que a Angélica [mulher desaparecida] estava nas proximidades da rua Topázio, entre as etapas da canalização do córrego. Lá tem uma travessia que não foi alargada. Entre as adequações do córrego, às vezes podemos até aumentar o tamanho das paredes”, declara Pedro Arduini.

Outras medidas também devem ser tomadas para que as ruas do bairro de Lourdes parem de sofrer com as inundações. O secretário adjunto revelou que seria plausível até uma elevação das ruas Padre Eddie Bernardes e Topázio, além da criação de pontes, para manter os pedestres e veículos acima do nível de água transbordando.

Além disso, Pedro Arduini reforçou a necessidade fazer a manutenção correta das canalizações da região. Na opinião dele, o córrego deveria ser alargado, porque houve aumento significativo na bacia das águas.

Contudo, todas essas soluções apresentadas dependem do estudo que será feito. Ainda não há previsão de contratação ou divulgação dos dados a serem levantados, mas o secretário classifica o caso como urgente e garante que serão tomadas ações com agilidade extrema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por