CIDADE

Projeto social ajuda pessoas sem condições a construir suas casas com esforço próprio

Rafaella Massa
Publicado em 25/09/2021 às 07:31Atualizado em 18/12/2022 às 16:06
Compartilhar

Neste momento de crise econômica e sanitária desencadeada pela pandemia da Covid-19, as pessoas tiveram que aprender a estender as mãos umas para as outras. E isso é visto nos projetos sociais desenvolvidos pela cidade. Kárita Fedrigo é uma das pessoas que fazem parte de um desses vários projetos que acontecem na cidade, com mais dez amigos, que, unidos, realizam a campanha “Parceiros à Obra”. O objetivo é ajudar a construir casas para pessoas sem condições de construírem por si próprias e essa é a primeira campanha do grupo.

Kárita conta que tudo surgiu com a necessidade de ajudar uma senhora que os procurou em busca de ajuda para construir uma casa. Essa senhorinha, de 60 anos, ganhou um espaço no quintal do terreno de um familiar, no bairro Maracanã, para construir um lar. “Só que ela é uma senhora que trabalha, mas o dinheirinho que ela ganha não dá para a construção. Ela compra os remédios e tudo, tem que pagar esse aluguel de onde está morando e não sobra dinheiro nem para que ela possa se alimentar direito, para falar a verdade”, explica Kárita.

Essa senhora procurou o grupo, pedindo ajuda. Os integrantes do grupo, por sua vez, conversaram e resolveram fazer uma parceria, buscando doações para ajudar. “A gente começou a postar no Facebook, correr atrás de pessoal em casa de construção, em construções que a gente passava na rua e via, pedíamos sobra de material, e com isso já conseguiu muita coisa. Nós conseguimos colocar a laje, subimos as paredes e, graças a Deus, já estamos na fase de acabamento, mas ainda falta muito material”, afirma Kárita.

Ela conta que entre os materiais que faltam para concluir a construção estão portas, pisos, revestimento e toda a parte elétrica. Além disso, Kárita declara que, após o início desse primeiro projeto, muitas outras pessoas entraram em contato com o grupo, pedindo ajuda também. “Pedindo para reformar alguma parte da casa, para conseguir telha, e nesse meio tempo a gente já conseguia doar para outras famílias que estavam precisando telha e areia dessa primeira obra e que não usaríamos mais, então passávamos isso para a frente”, conta.

A obra já está bem adiantada, na fase de acabamento, de acordo com o relato de Kárita. Eles continuam postando nas redes socais e correndo atrás de outras doações, para que possam terminar essa construção e dar continuidade, ajudando outras pessoas que já estão agendadas. “A gente já fez um cadastrinho aqui, para continuarmos ajudando outras obras, outras parcerias”, afirma.

Para contribuir com doações de materiais, dinheiro ou até mesmo participar desse e de outros projetos, é só entrar em contato com Kárita Fedrigo, pelo telefone 34 98877-8618, para mandar mensagens, ou pelo número 99818-5840, para fazer ligações.

Além dos Parceiros à Obra, o grupo também ajuda diversas pessoas com doações de roupas, móveis e alimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por