JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Produtores rurais têm uma semana para entregar declaração do ITR 2021

Dados utilizados e encaminhados pelo governo municipal à Receita Federal do VTN para 2021 foram levantados pela Emater-MG

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

25/09/2021 - 07:22:16. Última atualização: 25/09/2021 - 07:28:22.

Divulgação/PMU

 

Data final para proprietários, titulares de domínio útil ou usufrutuários de imóvel fora da área urbana entregarem a declaração é o último dia útil do mês de setembro

O governo municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), reforça aos produtores rurais que o prazo final para preenchimento da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) está próximo. A data final para proprietários, titulares de domínio útil ou usufrutuários de imóvel fora da área urbana entregarem a declaração é o último dia útil do mês de setembro de cada ano, sendo em 2021 a próxima quinta-feira, dia 30.

O edital do Valor da Terra Nua (VTN) está disponível no Diário Oficial do Município – Porta-Voz nº 1.958, de 26 de maio de 2021, página 37, para o preenchimento da declaração do ITR. A edição pode ser acessada pelo link https://bit.ly/3lme5cp.

Os dados utilizados e encaminhados pelo governo municipal à Receita Federal do VTN para 2021 foram levantados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em reunião técnica de trabalho realizada em maio, com a presença da Secretaria Municipal do Agronegócio, para debate da instrução normativa nº 1.877, de 14/03/2019. A instrução normativa dispõe sobre a prestação de informações de Terra Nua à Receita Federal, condizente com o convênio em vigor.

Conforme determinado pela Instrução Normativa RFB Nº 1.877/2019, as informações sobre o Valor da Terra Nua – base de cálculo para a apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – refletem o preço de mercado da terra nua, e o índice também leva em conta um valor médio por aptidão agrícola (por hectare), referente a 1º de janeiro.

Com a correta identificação do valor de hectare aplicável, será possível evitar eventual subdeclaração do Valor de Terra Nua, que resulta em menor recolhimento do ITR e consequente risco de autuação pelo Município ou pela Receita Federal.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia