CIDADE

Projeto "Saúde Bucal de Uberaba" conquista primeiro lugar em disputa estadual

Publicado em 19/09/2021 às 09:57Atualizado em 18/12/2022 às 15:59
Compartilhar

O projeto "Saúde Bucal de Uberaba" conquistou o primeiro lugar no Estado, em evento promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), por meio do Comitê Técnico de Saúde Coletiva. O trabalho vencedor tem o título "Educação em Saúde, Promoção e Prevenção da Saúde Bucal em Tempos de Pandemia de Covid-19: Desafios e Estratégias". Ele foi apresentado pela chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS), Márcia Helena Destro Nomelini.

“É o reconhecimento estadual ao nosso trabalho. Juntos, elaboramos uma estratégia para levarmos conhecimento sobre saúde bucal para crianças, adolescentes e gestantes do Município, durante a pandemia, que distanciou as pessoas. Tivemos o desafio de superar essa barreira. O caminho encontrado foi a tecnologia virtual”, informou Nomelini.

Por meio de material educativo digital em vídeos, os alunos das redes municipal e estadual puderam aprender sobre escovação dos dentes, utilização do fio dental, além de conhecimentos sobre o flúor, higienização da língua e da boca. Gestantes e puérperas também receberam orientação virtual.

A premiação aconteceu no âmbito do 2º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos (Emapespo), realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Ao primeiro lugar coube o montante em dinheiro de R$ 5.000,00, além de “Menção Honrosa”.

O evento teve formato totalmente on-line, reunindo grandes profissionais da área entre os dias 13 e 16 de setembro em mesas-redondas e apresentações de experiências exitosas. Os trabalhos foram selecionados a partir de edital público para profissionais, gestores e estudantes da Odontologia inseridos ou envolvidos na atenção e gestão da saúde bucal, em ações que contribuem para a melhoria na qualidade de vida da população mineira.

A jornada da premiação iniciou-se no dia 02 de agosto/2021, com a abertura do edital. De 16 a 20/08 houve o treinamento dos avaliadores, em 21/08 iniciou-se a avaliação e o término se deu no dia 03/09.

O relato de experiência de Uberaba foi selecionado no dia 06/09, entre os seis do Estado classificados para sustentação oral e publicação nos anais, cujas apresentações foram encaminhadas até 11/09 para a coordenação do evento. No dia 15/09, aconteceu a apresentação oral das experiências e debate com a banca avaliadora, no dia 16/09, a apresentação dos vencedores.

Com Márcia assinam outras quatro autoras, profissionais cirurgiãs-dentistas da rede municipal: Alessandra Siega, Isadora Mundim, Ketellen Kill e Renata Nascimento.

A Saúde Bucal do Município realiza o projeto por meio de grande parceria com o Departamento de Saúde Bucal da SMS (envolvendo todos os profissionais de Saúde Bucal da rede), a Secretaria Municipal de Educação, a Superintendência Regional de Ensino e o com curso de Odontologia da Uniube, tendo a participação dos alunos do Estágio de Saúde Bucal Coletiva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por