CIDADE

Campanha antirrábica chega à zona urbana na terça; mais de 1.300 foram atendidos na rural

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 18/09/2021 às 18:29Atualizado em 19/12/2022 às 01:50
Compartilhar

Foto/Arquivo PMU

Mesmo avançando para o perímetro urbano, a vacinação antirrábica ainda acontecerá em bairros rurais em datas específicas

O Departamento de Controle de Zoonoses já realizou mais de 1.300 atendimentos da vacinação antirrábica na zona rural. São seis equipes percorrendo propriedades e comunidades rurais nesta primeira etapa. A segunda fase será no perímetro urbano, a partir de terça-feira (21). Ao todo, a campanha deve alcançar mais de 47 mil animais.

Reportagem do Jornal da Manhã falou com Eduardo Plácido dos Santos, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, ligado à Secretaria de Saúde. Ele lembrou que esta primeira etapa, na zona rural, é mais delicada, pois as equipes têm de ir até as propriedades e de porta em porta para fazer a imunização. No bairro rural de Ponte Alta, a vacinação será sexta-feira (24). Na comunidade Santa Fé, será sexta-feira, 1º de outubro. São Basílio, dia 8; Baixa, Capelinha do Barreiro e Peirópolis, dia 15.

Na zona urbana, a imunização será feita nos bairros em pontos que receberão as pessoas de cada regiã serão seis locais todos os dias, cada dia em um ponto diferente. Ao fim da campanha, as equipes terão atendido em 156 pontos diferentes na cidade. A vacinação na zona urbana será feita de terça a domingo. O cronograma será divulgado semanalmente.

“É muito importante que a população fique atenta a essa data de início das vacinas e, também, quando vão ser vacinados os animais do respectivo bairro, porque a vacina é primordial como prevenção da doença, que é fatal tanto para os animais como para o homem.”

Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses que não estejam doentes e nem em tratamento veterinário. As fêmeas gestantes e com filhotes deverão ser vacinadas após o período de amamentação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por