JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Campanha antirrábica chega à zona urbana na terça; mais de 1.300 foram atendidos na rural

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

19/09/2021 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende

Foto/Arquivo PMU

Mesmo avançando para o perímetro urbano, a vacinação antirrábica ainda acontecerá em bairros rurais em datas específicas

O Departamento de Controle de Zoonoses já realizou mais de 1.300 atendimentos da vacinação antirrábica na zona rural. São seis equipes percorrendo propriedades e comunidades rurais nesta primeira etapa. A segunda fase será no perímetro urbano, a partir de terça-feira (21). Ao todo, a campanha deve alcançar mais de 47 mil animais.

Reportagem do Jornal da Manhã falou com Eduardo Plácido dos Santos, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, ligado à Secretaria de Saúde. Ele lembrou que esta primeira etapa, na zona rural, é mais delicada, pois as equipes têm de ir até as propriedades e de porta em porta para fazer a imunização. No bairro rural de Ponte Alta, a vacinação será sexta-feira (24). Na comunidade Santa Fé, será sexta-feira, 1º de outubro. São Basílio, dia 8; Baixa, Capelinha do Barreiro e Peirópolis, dia 15.

Na zona urbana, a imunização será feita nos bairros em pontos que receberão as pessoas de cada região: serão seis locais todos os dias, cada dia em um ponto diferente. Ao fim da campanha, as equipes terão atendido em 156 pontos diferentes na cidade. A vacinação na zona urbana será feita de terça a domingo. O cronograma será divulgado semanalmente.

“É muito importante que a população fique atenta a essa data de início das vacinas e, também, quando vão ser vacinados os animais do respectivo bairro, porque a vacina é primordial como prevenção da doença, que é fatal tanto para os animais como para o homem.”

Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses que não estejam doentes e nem em tratamento veterinário. As fêmeas gestantes e com filhotes deverão ser vacinadas após o período de amamentação.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia