CIDADE

UFTM terá retorno presencial gradativo e sem obrigatoriedade de vacinação

2-10/Arquivo JM A UFTM informa que a prioridade para o retorno presencial é para os estágios obrigatórios, que já estão em andamento desde o segundo semestre do ano passado O avanço da vacinação em M

Rafaella Massa
Publicado em 18/09/2021 às 18:28Atualizado em 19/12/2022 às 01:50
Compartilhar

Foto/Arquivo JM

A UFTM informa que a prioridade para o retorno presencial é para os estágios obrigatórios, que já estão em andamento desde o segundo semestre do ano passado

O avanço da vacinação em Minas Gerais tem permitido o retorno de atividades presenciais. As escolas estaduais e municipais voltaram às aulas de maneira híbrida, com ênfase ao presencial, de forma a reintroduzir crianças e adolescentes no ambiente escolar. No entanto, nas universidades, principalmente federais, esse retorno ainda é aguardado.

Em Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já se prepara para receber alunos de volta à instituição, com ou sem imunização. A partir de 13 de outubro, o segundo semestre acadêmico começará de forma presencial e sem obrigatoriedade de vacinação.

Em Uberaba, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) afirma que vem elaborando o retorno presencial desde o início do ano. “A UFTM já tem um Plano de Retomada de Atividades Presenciais aprovado pela Prefeitura de Uberaba. Internamente, os cursos já estão, desde o início do ano, elaborando seus planos de retorno e alguns já os tem aprovado e já retornaram algumas atividades. As atividades prioritárias para retorno são estágios obrigatórios (que já estão em andamento desde agosto/setembro de 2020 para alguns cursos de Saúde) e aulas práticas”, explica a administração da universidade, em nota.

A UFTM ainda reitera que preza pelo retorno seguro com o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança, inclusive com restrição de número de pessoas em sala e laboratório, onde todos devem usar máscara, fazer uso contínuo de álcool em gel, entre outras medidas. “Cada curso, à medida que for retornando, necessita especificar o número de pessoas em sala em cada horário. Atualmente, a fase estipulada para retorno é de 20% de pessoas em cada local e em cada horário. Portanto, já estamos em retorno gradual desde o início do ano”, afirma a gestão.

A UFTM esclarece que, assim como a UFMG, não tem previsão de obrigatoriedade de vacina, porém, também não há uma previsão do retorno presencial completo de todas as atividades.

IFTM tem expectativa de retomar 100% das atividades presenciais até outubro

Os Campus de Uberaba do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) começaram a ampliação da retomada das atividades no dia 13 de setembro. É esperado o retorno de 100% dos servidores a partir de 1º de outubro, desde que vacinados com as duas doses ou dose única e, após o período de imunização (normalmente 15 dias após a última dose), dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Atualmente, os espaços operam com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre servidores, limitado a 30% da capacidade física total. “Sugere-se a implementação de escala de revezamento nos setores em que houver menos espaçamento que 1,5 metro, de maneira que todos possam comparecer presencialmente ao menos uma vez na semana e que nenhuma sala fique sem servidores, em todos os dias”, finaliza o instituto.

Outras regras sanitárias aplicadas ao local sã limitação na utilização de espaços comuns, como refeitório, auditório, banheiros, entre outros, de forma a se evitar todos os tipos de aglomeração; sinalização, limpeza, comunicação e demais procedimentos necessários para dar suporte à retomada.

O Campus localizado no Parque Tecnológico, havia voltado com algumas atividades presenciais no dia 17 de agosto com 30% (trinta por cento) dos alunos das turmas de terceiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Computação Gráfica, Eletrônica e Manutenção e Suporte em Informática), por dois dias na semana, às terças e quintas.

A intenção do Campus é que, no dia 27 de setembro, as aulas presenciais sejam ampliadas para todos os dias da semana, com a capacidade máxima de 30% dos alunos no formato presencial e, assim sucessiva e gradualmente. "As atividades presenciais serão ampliadas para uma maior quantidade de pessoas até chegarmos ao cenário de pós-pandemia com o retorno de 100% de alunos e servidores às atividades presenciais", explica a comunicação do Instituto.

Já o Campus localizado na cidade deliberou pelo retorno das atividades presenciais, de maneira gradual, a partir do dia 15 de outubro de 2021. Num primeiro momento, somente as turmas dos últimos semestres dos cursos superiores serão retomadas as aulas práticas presenciais e também as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso e as defesas de Estágio Obrigatório, de forma presencial para estudantes que manifestarem interesse, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por