JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

UFTM terá retorno presencial gradativo e sem obrigatoriedade de vacinação

2-10/Arquivo JM A UFTM informa que a prioridade para o retorno presencial é para os estágios obrigatórios, que já estão em andamento desde o segundo semestre do ano passado O avanço da vacinação em M

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

19/09/2021 - 00:00:00. - Por Rafaella Massa Última atualização: 20/09/2021 - 18:04:40.

Foto/Arquivo JM

A UFTM informa que a prioridade para o retorno presencial é para os estágios obrigatórios, que já estão em andamento desde o segundo semestre do ano passado

O avanço da vacinação em Minas Gerais tem permitido o retorno de atividades presenciais. As escolas estaduais e municipais voltaram às aulas de maneira híbrida, com ênfase ao presencial, de forma a reintroduzir crianças e adolescentes no ambiente escolar. No entanto, nas universidades, principalmente federais, esse retorno ainda é aguardado.

Em Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já se prepara para receber alunos de volta à instituição, com ou sem imunização. A partir de 13 de outubro, o segundo semestre acadêmico começará de forma presencial e sem obrigatoriedade de vacinação.

Em Uberaba, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) afirma que vem elaborando o retorno presencial desde o início do ano. “A UFTM já tem um Plano de Retomada de Atividades Presenciais aprovado pela Prefeitura de Uberaba. Internamente, os cursos já estão, desde o início do ano, elaborando seus planos de retorno e alguns já os tem aprovado e já retornaram algumas atividades. As atividades prioritárias para retorno são estágios obrigatórios (que já estão em andamento desde agosto/setembro de 2020 para alguns cursos de Saúde) e aulas práticas”, explica a administração da universidade, em nota.

A UFTM ainda reitera que preza pelo retorno seguro com o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança, inclusive com restrição de número de pessoas em sala e laboratório, onde todos devem usar máscara, fazer uso contínuo de álcool em gel, entre outras medidas. “Cada curso, à medida que for retornando, necessita especificar o número de pessoas em sala em cada horário. Atualmente, a fase estipulada para retorno é de 20% de pessoas em cada local e em cada horário. Portanto, já estamos em retorno gradual desde o início do ano”, afirma a gestão.

A UFTM esclarece que, assim como a UFMG, não tem previsão de obrigatoriedade de vacina, porém, também não há uma previsão do retorno presencial completo de todas as atividades.

IFTM tem expectativa de retomar 100% das atividades presenciais até outubro

Os Campus de Uberaba do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) começaram a ampliação da retomada das atividades no dia 13 de setembro. É esperado o retorno de 100% dos servidores a partir de 1º de outubro, desde que vacinados com as duas doses ou dose única e, após o período de imunização (normalmente 15 dias após a última dose), dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Atualmente, os espaços operam com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre servidores, limitado a 30% da capacidade física total. “Sugere-se a implementação de escala de revezamento nos setores em que houver menos espaçamento que 1,5 metro, de maneira que todos possam comparecer presencialmente ao menos uma vez na semana e que nenhuma sala fique sem servidores, em todos os dias”, finaliza o instituto.

Outras regras sanitárias aplicadas ao local são: limitação na utilização de espaços comuns, como refeitório, auditório, banheiros, entre outros, de forma a se evitar todos os tipos de aglomeração; sinalização, limpeza, comunicação e demais procedimentos necessários para dar suporte à retomada.

O Campus localizado no Parque Tecnológico, havia voltado com algumas atividades presenciais no dia 17 de agosto com 30% (trinta por cento) dos alunos das turmas de terceiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Computação Gráfica, Eletrônica e Manutenção e Suporte em Informática), por dois dias na semana, às terças e quintas.

A intenção do Campus é que, no dia 27 de setembro, as aulas presenciais sejam ampliadas para todos os dias da semana, com a capacidade máxima de 30% dos alunos no formato presencial e, assim sucessiva e gradualmente. "As atividades presenciais serão ampliadas para uma maior quantidade de pessoas até chegarmos ao cenário de pós-pandemia com o retorno de 100% de alunos e servidores às atividades presenciais", explica a comunicação do Instituto.

Já o Campus localizado na cidade deliberou pelo retorno das atividades presenciais, de maneira gradual, a partir do dia 15 de outubro de 2021. Num primeiro momento, somente as turmas dos últimos semestres dos cursos superiores serão retomadas as aulas práticas presenciais e também as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso e as defesas de Estágio Obrigatório, de forma presencial para estudantes que manifestarem interesse, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia