JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Em meio à crise de desabastecimento, poço profundo da Codau está atuando com apenas 1/3 da capacidade

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

18/09/2021 - 00:00:00. - Por Luiz Henrique Cruvinel

Apesar dos regramentos na distribuição de água para evitar o desabastecimento, denúncia anônima recebida pelo Jornal da Manhã apontava um defeito técnico significativo que poderia interferir diretamente no gerenciamento fluvial em Uberaba. Segundo o denunciante, um dos poços profundos da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) estaria funcionando abaixo da capacidade ideal, o que foi confirmado nessa sexta-feira pela autarquia.

A denúncia indicava que o poço profundo da Codau, no conjunto Uberaba I, funciona com apenas ⅓ da capacidade total, devido a um incidente estrutural com uma bomba de água. O defeito não teria sido resolvido de maneira satisfatória, o que impacta diretamente na condição de enfrentamento à seca em Uberaba, hoje.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a Codau e questionou os relatos enviados na denúncia. De imediato, a autarquia, em nota, admitiu a condição insuficiente do poço profundo e deu detalhes sobre o problema estrutural. Conforme o comunicado, o defeito aconteceu seis anos após a última revisão do poço, com dois anos de atraso do indicado.

Uma empresa teria sido contratada para realizar a manutenção e, pela dificuldade, houve a necessidade de fabricar equipamentos específicos para a retirada das peças danificadas.

Além disso, ações paliativas estão sendo feitas no poço para que ele não perca totalmente a capacidade de auxiliar a distribuição de água na cidade. Contudo, o mecanismo ainda não está funcionando plenamente.

Leia mais: Consumo intenso de água faz Codau alterar interrupções no fornecimento

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia