JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Vazão do rio Uberaba continua com oscilações fora do normal

Após redução significativa na quinta-feira, a segunda-feira começou com volume maior, o que mostra que pode estar havendo captações irregulares

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

14/09/2021 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende

Foto/Divulgação

 

Represa de captação de água da Codau no rio Uberaba apresenta níveis preocupantes diante da atual seca

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) comunicou que o rio Uberaba continua com grande oscilação na vazão. O monitoramento tem sido feito dia após dia e ontem houve diferença de 430 litros por segundo a mais do que o aferido na quinta-feira (9).

Conforme dados revelados pela Codau, na semana passada, foi registrada vazão de 1.370 litros por segundo, e ontem, de 1.800 l/s, sem mudanças climáticas que justificassem tal variação. Na quinta-feira, a autarquia chegou a acionar o segundo motor a diesel na transposição do rio Claro, mas, devido à baixa vazão de água, teve de desligar os dois motores a diesel, ficando somente os dois elétricos em operação.

A vazão de água no rio Uberaba segue preocupante, tanto que a Codau mantém as fiscalizações na bacia do manancial, acima da barragem de captação de água, através de medições eletrônicas.

As ações da Codau se estendem a afluentes do rio Claro, no próprio rio Claro e ao longo do rio Uberaba, até a captação, na busca por barramentos e captação de água irregular, utilizando até um drone para registros de possíveis irregularidades.

O Brasil atravessa uma das piores crises hídricas. Recentemente, o Jornal da Manhã participou de um webinar promovido pela Cemig, que revelou a situação crítica em reservatórios mineiros. Ontem, foi revelado que a maior usina hidrelétrica do estado de São Paulo, em Ilha Solteira, está operando com apenas 1,45% de água em seu reservatório. Na semana anterior, o reservatório estava com 6% da capacidade total.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia