CIDADE

Pneumologista alerta para a necessidade de manter as vias respiratórias hidratadas

Raiane Duarte
Publicado em 11/09/2021 às 07:33Atualizado em 19/12/2022 às 02:03
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Médica especialista em alergia e imunologia, Juliana Lima Ribeiro alerta quanto aos cuidados durante o tempo seco e com fumaça

Na manhã dessa sexta-feira, ao sair de casa, o uberabense deu de cara com uma espécie de névoa, composta por fumaça. A crise hídrica, o calor, a falta de chuva e a reincidência de incêndios em áreas de pasto transformaram a cidade em um ambiente pouco agradável para o sistema respiratório.

Em entrevista à Rádio JM, a médica especialista em alergia e imunologia Juliana Ribeiro explicou o quão prejudicial é a situação atual para a saúde. “A umidade está muito baixa e a fumaça contribui ainda mais para o agravamento dessas infecções respiratórias e, também, para a sensação de dor e ardência na garganta, para essa tosse seca que não passa. Pessoas que já têm problemas de saúde ligados às vias respiratórias ficam com comprometimento muito maior”.

Quanto às atitudes que podemos tomar, a médica explicou que tentar fechar a casa para evitar que a fumaça entre é uma boa alternativa, porém, com o calor, nem sempre é possível. De forma geral, a melhor dica é a hidratação das vias aéreas. A especialista esclarece que essa fumaça vista atualmente é um agente externo semelhante à fumaça do cigarro e que funciona como um irritante primário para as vias aéreas. Porém, vias lubrificadas diminuem os sintomas incômodos.

“Como que a gente pode fazer isso? Nos hidratando, bebendo bastante água, hidratando nossas mucosas com muito soro fisiológico, usando umidificador”, afirma. Contudo, quanto ao umidificador, Juliana alerta para o cuidado de manter o equipamento limpo para evitar a proliferação de fungos. Ela explica, ainda, que nesta época do ano o umidificador está sendo indicado para a nossa região de Uberaba, mas não é para todos os locais do país.

Com a pandemia, aderimos ao uso de máscara, o que, de certa forma, ajuda. Juliana explica que existem máscaras específicas contra pó e odores, que possuem filtro especial e são mais indicadas. Outro ponto atenuante das irritações são as pastilhas, porém, elas só aliviam um pouquinho os sintomas, enquanto a hidratação segue sendo a melhor aposta.

A fumaça, tempo seco e baixa umidade também colaboram para aquela ardência nos olhos. Para isso, a médica indica o uso de compressa gelada ou lubrificar com as chamadas lágrimas artificiais. No caso da compressa, é possível usar água filtrada gelada ou soro fisiológico, também gelado.

Mas, se o desconforto continuar, devemos usar remédios? “Os medicamentos são indicados para quadros mais persistentes. Às vezes, complica, até com uma infecção respiratória, e o paciente tem que entrar com corticoide, prescrito por um médico, mas precisa de uma avaliação. Se persistir, procure um profissional, porque pode ser um quadro não só inflamatório, mas infeccioso”, indica. O xaropinho para as crianças também tem que ser avaliado por um médico, alerta a especialista.

É importante ficar atento aos pulmões, pois alguns indivíduos podem apresentar agravamento. Além daqueles que já têm algum comprometimento respiratório, como asma ou obstrução pulmonar crônica, aquelas pessoas que estão nos extremos de idade, como idosos e crianças, também tendem a sofrer mais. Pacientes que estão se recuperando da Covid ou que ficaram com alguma sequela também devem ficar atentos e procurar um médico caso o desconforto causado pela fumaça e a baixa umidade se prolonguem.

Outra parte do nosso corpo que sofre é a pele. Novamente, a hidratação é uma ótima indicação, conforme a médica. Um bom creme é capaz de recuperar a barreira cutânea. Ele faz essa ação e muitas vezes não é preciso pomada ou tratamento específico. Ver qual o sabonete está sendo usado também ajuda. Utilizar produtos mais neutros ou até mesmo aquele sabonete líquido infantil é melhor, pois o PH da pele fica mais equilibrado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por