CIDADE

Bancos lideram reclamações no Procon durante o primeiro semestre deste ano

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 07/08/2021 às 18:11Atualizado em 18/12/2022 às 15:28
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Bancos são líderes de reclamações na Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba) nos sete primeiros meses de 2021. As dificuldades consumeristas impostas pela pandemia, como redução da movimentação comercial, não impediram que as empresas incomodassem os clientes com cobranças indevidas e quebras de contrato, conforme levantamento feito pela autarquia, na sexta-feira (6).

De acordo com o documento, 16,59% das reclamações são feitas contra os bancos. Em números nominais, são 621 relatos contra as agências, registrados pelo Procon Uberaba no primeiro semestre deste ano. No ano passado, ao todo, foram 711 notificações de janeiro a dezembro, o que deve ser superado já nos próximos meses. Os grandes problemas apontados pelos clientes são as cobranças indevidas, situações com crédito consignado e excesso de prazo para solução da questão.

Em seguida, foram 319 denúncias registradas contra empresas telefônicas até então. O percentual de 8,52% do setor de telefonia móvel engloba, prioritariamente, embaraço com contratos e ausência de respostas. Durante o ano de 2020 inteiro, foram 533 notificações.

Para completar o pódio, o fornecimento de energia elétrica é a terceira área com mais reclamações no Procon em 2021. A autarquia registrou 211 reclamações do setor no primeiro semestre do ano, 126 atrás do contabilizado no ano passado.

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