Durante o momento pandêmico, os bancos têm sido grandes alvos de denúncias à Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Uberaba, principalmente, devido às filas quilométricas que se formam do lado de fora das agências. Apesar das filas serem um aspecto que chamam a atenção todo quinto dia útil, este motivo não é a maior causa de autuações dos bancos. Quem leva o 1º lugar é a autuação por falta de distribuição de senhas.
Ainda, segundo levantamento do Procon, no ano de 2021 foram 49 decisões administrativas com aplicação de multas às agências bancárias, sendo que algumas são de autuações realizadas no ano de 2020, mas que só tiveram a decisão promulgada em 2021. No ranking de decisões, como afirmado anteriormente, o não fornecimento de senhas eletrônicas ocupa o topo com 21 decisões.
Em segundo lugar vem excesso de tempo nas filas, com 11 decisões e juntinho no pódio vem a decisão por aglomeração, que também são 11. Em seguida, são 3 decisões por falta de barreira sanitária, 1 decisão por aglomeração, falta de demarcação removível e falta de termômetro, uma falta de termo de responsabilidade sanitária e uma por aglomeração e falta de barreira sanitária.
Desde janeiro deste ano, já foram realizadas 40 autuações. Destas, quatro foram aplicadas na última semana. Duas ocorreram por demora no atendimento na quarta-feira (28) e as outras duas por falta de distribuição de senhas, na sexta-feira (30). Segundo os dados da Prefeitura de Uberaba, as principais causas de autuações aos bancos são a falta de distribuição de senha, ao todo 29 agências já foram autuadas em 2021. A próxima maior causa de autuações é a falta de distanciamento (7 autuações) e o tempo de espera superior ao permitido (4 autuações).