CIDADE

Município ainda não tem data para voltar aplicação de 1ª dose da vacina

Gisele Barcelos
Publicado em 30/07/2021 às 19:15Atualizado em 18/12/2022 às 15:11
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

A retomada da vacinação de 1ª dose está condicionada à chegada de novas remessas de imunizantes, segundo a Secretaria de Saúde

Aplicação de primeira dose da vacina contra Covid-19 continuará suspensa ao longo da próxima semana ou até que nova remessa de imunizantes seja enviada pelo Estado. Com isso, a partir de segunda-feira (2 de agosto), apenas será feito o atendimento das pessoas programadas para receber o reforço da vacina.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, a ABCZ não será mais ponto de vacinação na próxima semana. A pasta informa que as pessoas com segunda dose programada poderão direcionar-se ao Shopping Uberaba, à Funel e, também, às cinco Unidades Básicas que fazem parte da campanha de imunização contra a Covid-19 (Aluízio Prata, no Elza Amui; Maria Tereza, no Bairro de Lourdes; Dr. Romes Cecílio, no Morumbi; Ézio de Martino, no Boa Vista; Valdemar Hial Júnior, no Fabrício.

Em nota, a coordenadora da Comissão de Vacinas, Ana Vera Abdanur, não deu prazo para a volta da aplicação da primeira dose para ampliar a cobertura por faixa etária. Segundo ela, apenas o público com reforço programado será atendido até que o Município receba mais imunizantes contra a Covid-19.

A coordenadora argumentou que, até então, Uberaba recebia um fluxo constante de vacinas e a entrega ocorria duas vezes por semana, o que permitiu avançar a vacinação no Município, atendendo a população com uma idade por dia.

De acordo com Ana Vera, houve uma lacuna no fornecimento nesta semana e a Prefeitura utilizou parte do estoque reservado para segunda dose para manter a programação até quinta-feira (29). Ela explica que o lote entregue ontem foi destinado para repor as unidades. “Optamos por continuar com o nosso calendário, aguardando o envio de doses, que ocorreu na sexta-feira. As vacinas que chegaram de 1ª dose serviram para suprir o estoque que nós gastamos na própria semana”, pondera. Sem ainda uma garantia de quando novos carregamentos serão enviados, a coordenadora afirmou que a situação não permite avançar no momento, pois poderia prejudicar o cronograma para aplicação do reforço. “Diante desse cenário, o Município vai optar por aguardar a normalização no envio de vacinas para retomar a aplicação de 1ª dose. Assim, resguardamos a 2ª dose em dia para os uberabenses”, finalizou.   

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por