CIDADE

Educação estadual anuncia greve sanitária por tempo indeterminado

Em Uberaba, sindicato afirma que já se organiza para seguir deliberação estadual

Raiane Duarte
Publicado em 28/07/2021 às 20:56Atualizado em 19/12/2022 às 02:35
Compartilhar

#EmDefesadaVida: Sind-UTE/MG delibera pela realização de #GreveSanitária por tempo indeterminado, a partir do dia 2 de agosto, onde houver convocação presencial:https://t.co/u0NughkHM0@cutminas @CNTE_oficial @CUT_Brasil pic.twitter.com/48mrPu0o8U — Sind-UTE mg (@SindUTEMG1) July 28, 2021

Foi deliberada, nesta quarta-feira (28), greve sanitária por tempo indeterminado nas escolas estaduais de Minas Gerais. Decisão foi tomada, após conselho geral realizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) com a categoria. O início da greve está previsto para segunda-feira (02). Em Uberaba , a coordenadora regional do Sind-UTE, professora Maria Helena Gabriel, explicou que o município segue a deliberação estadual. 

"A greve é do Estado de Minas Gerais, todos nós faremos greve sanitária. Em Uberaba, todos serão convidados, dia 30 eu farei uma live com os trabalhadores nossos aqui, onde nós iremos ver a postura da cidade em relação à greve sanitária. Estamos tirando essa greve por saber a importância que é a vida. Sabemos o tanto que vai ser difícil esse trânsito se voltar todo mundo. Portanto, a greve é um direito de todos, a greve é para ser feita e nesse momento a greve sanitária ela vem com o objetivo de resguardar vidas. Nós vamos, também, em Uberaba, fazer a greve sanitária, não posso assegurar quantas escolas ou quantos professores e como vai ser. Mas, a greve é em Minas Gerais, então todas as escolas da rede estadual a partir do dia dois de agosto estarão em greve sanitária.” 

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria Estadual de Educação e solicitou um posicionamento. Em nota, foi pontuado que: “Sobre a greve convocada pelo sindicato da categoria para a próxima semana, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com o fim do recesso escolar, no próximo dia 3 de agosto.

Reforçamos ainda que a retomada das atividades presenciais na rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), desenvolvido em conjunto por um grupo de trabalho formado por especialistas nas áreas de saúde e educação, e balizado por critérios técnicos que orientam as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19.

Todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. A retomada também inclui monitoramento de casos suspeitos da doença, com a possibilidade de afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por