CIDADE

Internações por covid-19 no Hospital Regional voltam a crescer e índice de mortalidade na unidade recua significativamente

Gestor hospitalar descarta terceira onda, mas revela quadro perigoso de assistência médica

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 28/07/2021 às 16:12Atualizado em 18/12/2022 às 15:12
Compartilhar

Os patamares de exaustão hospitalar seguem moderados em Uberaba, mas as internações por covid-19 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional alcançam estágio de alerta, nesta quarta-feira (28). De acordo com o diretor administrativo do HR, Frederico Ramos, todos os leitos de UTI covid do hospital estão ocupados nesta manhã, mas o perfil dos pacientes mudou completamente.

Em entrevista à Rádio JM, Frederico informou que os 50 leitos ativos para atendimento covid no HR estão ocupados, na manhã desta quarta-feira. Essa tendência, segundo ele, é de crescimento, e já vem sendo observada nas últimas semanas. Na enfermaria, apenas 49 dos 70 leitos estão sendo utilizados.

Entretanto, o gestor hospitalar explicou que o perfil dos pacientes internados com covid-19 mudou drasticamente. Hoje, são atendidos, na sua maioria, jovens de 20 a 40 anos, com tempo de internação maior, diminuindo a rotatividade de leitos. Frederico Ramos avalia que esse panorama é decorrente do avanço da vacinação, que fez com que o corpo médico se adequasse a períodos maiores de assistência.

A presença maior de jovens nas UTIs também fez diminuir o índice de mortalidade pela doença na unidade. A taxa de óbito nas internações, que era de 90%, está em 70% atualmente, o que é comemorado pelo diretor.

“Conforme evoluiu a vacinação, a internação de pacientes jovens aumentou. E esses pacientes costumam ter uma reserva fisiológica maior, e acabam ficando internados por mais tempo. A rotatividade diminuiu, com certeza. A nossa mortalidade diminuiu também: em março tivemos de 85% a 90% de pacientes de UTI evoluindo a óbito, e hoje já caímos para 70%. Isso também é reflexo da idade dos pacientes internados”, explica Frederico.

E apesar do aumento da demanda de leitos específicos, o diretor do HR descarta uma possível “terceira onda” da covid-19 em Uberaba. Ele afirma que para cravar uma nova onda é necessário que o sistema de saúde municipal esteja asfixiado, com poucos leitos de UTI e enfermaria disponíveis. Hoje, só no Hospital Regional são 21 leitos de clínica médica ativos e sem uso, o que garante uma certa estabilidade.

Ele também descarta a hipótese de abertura de novos leitos para a doença em outros hospitais da cidade, já que os ativos estão funcionando conforme demanda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por