CIDADE

Ministro da Costa do Marfim vem a Uberaba conhecer potencialidades do agronegócio

Publicado em 21/07/2021 às 20:53Atualizado em 19/12/2022 às 02:46
Compartilhar

Foto/Reprodução

Sidi Tiémoko Touré estará na cidade nesta sexta-feira

Ministro de Recursos Animais e Pesqueiros da Costa do Marfim, Sidi Tiémoko Touré, cumpre agenda nesta sexta-feira (23) em Uberaba. O município é o único do interior na rota da autoridade, que realiza programação oficial no país a convite do Itamaraty.

Sidi Tiémoko Touré vai conhecer de perto todo o trabalho voltado para o agronegócio, já que Uberaba é um dos maiores centros de referência de criação de gado do país e de tecnologia genética animal e se fortalece cada vez mais em razão da cooperação técnica do Instituto Daniel Franco (IDF) com países da África.

O presidente do IDF, Daniel Franco, afirma que esta atuação coloca a cidade como exemplo para os países africanos, que buscam tecnologia e conhecimento. “E ficamos honrados com o pedido da Embaixada da Costa do Marfim em ver de perto toda a tecnologia brasileira utilizada na agropecuária, em especial uberabense, que faz da cidade a Capital Mundial do Zebu. Tanta referência desperta o interesse de vários países. Uberaba se torna referência mundial. É um orgulho para todos nós”, destaca.

O setor cresce exponencialmente em meio à pandemia. Depois de alcançar crescimento recorde no ano de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), teve alta de 5,35% no primeiro trimestre de 2021. Considerando-se o desempenho até o momento do agronegócio e da economia brasileira como um todo, a expectativa é de que a participação do agronegócio no PIB total brasileiro pode ultrapassar os 30% até o final do ano.

O ministro e toda a comitiva percorrem algumas fazendas de gado e, ainda, centros de inseminação artificial do município, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A prefeita Elisa Araújo e o vice-prefeito foram convidados para acompanhar a agenda, assim como o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, José Geraldo Celani.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por