JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Campanha de microchipagem cadastra 419 animais na primeira etapa

Zoonoses implanta chips gratuitamente de segunda a sexta, das 7h às 17h

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/07/2021 - 00:00:00.

Foto/Abrigo dos Anjos
 
 
Terminou nesta quarta-feira, ainda pela manhã, a primeira etapa da campanha de microchipagem de cães e gatos abrigados nas Organizações Não Governamentais (ONGs), num trabalho conjunto com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias e Superintendência do Bem-Estar Animal. 
 
No Abrigo dos Anjos, desde a última segunda-feira (19), foram instalados microchips em 419 animais pelo médico veterinário Michel Sanches Ferreira e agentes do Departamento, além de voluntários da ONG. “Isso porque o procedimento subcutâneo tem que ser feito obrigatoriamente por esse profissional”, disse Luma Tamm Luiz da Costa Pupulin, chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte. 
 
Na etapa seguinte, de acordo com Luma, o trabalho vai acontecer na Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra), já nas próximas semanas, com identificação dos mais de 600 caninos que vivem no local. 
 
Luma Tamm lembra que, desde 2019, o Departamento de Zoonoses realiza a microchipagem, gratuitamente, para a população. “Basta levar o pet no nosso canil localizado na Avenida Tutunas, 658, bairro Tutunas, das 7h às 17h. O cão ou gato e seu tutor são cadastrados num banco de dados do Município, e implantado o chip na hora. Já foram microchipados 3.600 animais, sendo que o Município conta com cerca de 10 mil desses dispositivos para serem implantados. 
 
Trata-se de um chip identificador e não localizador. Dessa forma, explicou ela, se um pet se perder, quem encontrar pode levá-lo ao Departamento de Zoonoses, onde será passado um leitor digital que vai informar o nome do animal, nome do tutor, endereço, telefone, características, entre outras informações importantes, sendo encontrando o dono rapidamente.  
 
Segundo a superintendente do Bem-Estar Animal, Isa Fátima Silveira Cyrino, esse trabalho é importante para o Município, tendo em vista que, a longo prazo, permitirá conhecer essa população, para promover políticas públicas mais eficazes para atender às suas necessidades. Posteriormente aos animais domiciliados, com uma equipe maior, será possível inclusive microchipar os animais errantes para ter conhecimento de todos os cães e gatos existentes em Uberaba e sua condição.  
 
“Não existe um prazo para encerramento dessa campanha, devido ao grande número de animais e à equipe reduzida”, salientou.  Para mais informações, os interessados em colocar o microchip no seu animal podem ligar no canil pelo 3317-4655.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia