CIDADE

140 anos de fé, história e devoção: Igreja celebra instalação da Basílica de Nossa Senhora da Abadia

Rafaella Massa
Publicado em 11/07/2021 às 18:17Atualizado em 19/12/2022 às 03:01
Compartilhar

Nesta sexta-feira (16) ocorre, às 19h, a Missa de Instalação da Basílica de Nossa Senhora D'Abadia. A missa acontece junto do jubileu de 100 anos de criação da Paróquia e os 140 anos de devoção do santuário. A celebração acontecerá presencialmente, porém, com limite de fiéis dentro da igreja por causa do novo coronavírus, limitando a 170 pessoas. Por isso, a missa também será transmitida online.

Apesar da comemoração estar acontecendo apenas agora, o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia já tem este importante título desde janeiro de 2020. Inicialmente, a celebração havia sido marcada na esperança de que a pandemia acabasse até outubro do ano passado. No entanto, não foi o caso, e a celebração foi adiada para 16 de julho deste ano.

“Ainda não passou a pandemia, mas estamos mais tranquilos com relação a vacinação. E nós vamos ter a celebração de instalação, porque ela já é declarada basílica por decreto. A missa solene será presidida pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto. Nós vamos contar com a presença de fiéis, alguns padres, seminaristas, e tudo com restrição”, relata o Pároco e Reitor Alexsandro Ribeiro. Para a participação na missa, o fiel precisa retirar uma credencial no Santuário.  

A basílica é um reconhecimento do Papa à Igreja pela importância do templo numa cidade, região ou país. Três pontos levaram a aceitar o pedido como basílica: O primeiro é a beleza arquitetônica. O segundo, a importância histórica e cultural para o lugar, a basílica é muito importante historicamente para a região, muita coisa se passou nos últimos 100 anos. E o terceiro é a concorrência de fiéis, um lugar muito procurado por pessoas e que é uma referência de fé, piedade e devoção. 

Mas, o que muda? Com o título de Basílica, o templo toma status internacional e se torna um lugar de maior peregrinação. Ainda, incentiva o turismo religioso, se tornando modelo de liturgia para as paróquias e igrejas vizinhas. É um lugar que deve promover a formação litúrgica do povo, é um lugar que deve ter maior promoção do sacramento da eucaristia e da penitência, que é a confissão.

Além da instalação como basílica, o pároco ressalta que os tanto os 100 anos de criação da paróquia, quanto os 140 anos de devoção, são fatos muito importantes. Afinal, são 100 anos de história. “Aqui em torno foi se formando esta comunidade, que há 140 anos atrás já tinha devoção na Nossa Senhora da Abadia. E são 140 anos de devoção à padroeira de Uberaba e da arquidiocese de Uberaba. Então, nós estamos chamando de 140 anos de fé, história e devoção”, afirma Padre Alexsandro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por