CIDADE

Avanço na vacinação contra a Covid faz ocupação de leitos no Regional cair 40%, diz diretor

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 30/06/2021 às 12:58Atualizado em 18/12/2022 às 15:02
Compartilhar

Diante o agravamento do quadro da pandemia de covid-19 em Uberaba, o Hospital Regional, exclusivo para pacientes infectados, chegou a atuar com lotação máxima do corpo de atendimento por várias vezes nos últimos meses. Agora, na análise do diretor administrativo do HR, Frederico Ramos, é possível perceber um respiro importante no número de internações na unidade, e a grande responsável é a aceleração da vacinação contra a covid-19.

Em entrevista à Rádio JM, nesta quarta-feira (30), o gestor comemorou a maior “folga” na quantidade de leitos disponíveis desde a chegada dos pacientes manauaras, em janeiro. Segundo ele, o Hospital Regional chegou a atuar com 100% de lotação nos leitos de clínica médica nos últimos três meses, mas amanheceu nesta quarta com 60% de ocupação. Nos leitos de UTI, das 60 vagas disponíveis, havia espaço para sete pacientes nesta manhã.

Não só o alívio de leitos disponíveis corroboram para a efetividade da vacina. De acordo com Frederico, o perfil de pacientes internados, e que foram a óbito recentemente, mudou. Antes, os registros levantavam maioria de pessoas acima de 60 anos, e agora o público jovem é o mais atendido na unidade.

“Neste ano de 2021, houve aumento de internação de pacientes abaixo de 60 anos e diminuição na internação dos acima desta idade. Mas pacientes mais jovens têm menos comorbidades, e acabam tendo resultados melhores no tratamento. A prevalência deste grupo é tanto para óbitos quanto internações. A maior parte dos pacientes que estão internados no Regional estão abaixo de 60 anos”, declara o diretor.

As tratativas para aumentar o número de leitos na unidade também avançam em grau significativo. Recentemente, em entrevista à Rádio JM, o vice-prefeito Moacyr Lopes revelou a intenção de transferir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito para dentro das instalações do Hospital Regional. Moacyr argumenta que a mudança agilizaria o atendimento e o tratamento do paciente que for diagnosticado com covid-19, evitando internações graves.

Além dessa alternativa, Frederico Ramos revelou que o HR terá novos nove leitos de clínica médica disponíveis a partir de amanhã (1º), para atendimento não-covid. E também há previsão de chegada de outros 18 leitos para atender a população não infectada pela doença. Desta forma, o Regional expandirá a capacidade de atendimento com novos 27 leitos.

A medida é necessária para continuar o atendimento de casos não-covid, geralmente ligados a traumas e emergências/urgências. A queda das internações por covid também é fator protuberante para flexibilizar o auxílio a outros casos de doenças e acidentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por