CIDADE

Após apresentar leve queda, taxa de transmissão volta a subir em Uberaba

Raiane Duarte
Publicado em 23/06/2021 às 09:31Atualizado em 18/12/2022 às 14:50
Compartilhar

A taxa de transmissão da Covid-19 (Rt) voltou a crescer em Uberaba. A taxa semanal saltou de 0,90 para 1,17, maior número do mês de junho. Anteriormente, na semana retrasada, a taxa estava em 0,92 e na antecessora, 0,95. Desde o dia 25 de maio, a Prefeitura Municipal de Uberaba mudou o layout do Boletim Epidemiológico para inserir os dados da taxa de transmissão semanal.  

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a taxa de transmissão da covid-19 é um cálculo que nos diz o quanto a doença tem se espalhado entre as pessoas. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1, espera-se queda no número de casos. E, quando maior que 1, espera-se um aumento no número de casos. 

Por exemplo, para uma taxa de transmissão igual a 2, podemos interpretar que 1 pessoa infectada com a covid-19 tende a transmitir a doença para duas outras pessoas. Para uma taxa de transmissão igual a 0,5, podemos interpretar que a cada 2 pessoas infectadas com a covid-19, há transmissão da doença para uma outra pessoa. 

Outro dado que faz parte dos critérios de análise do cenário atual da pandemia é a taxa de positividade, esta, porém, não vem sendo divulgada desde o final de maio. O último dado divulgado é referente ao período de 23 a 29 de maio, quando a taxa estava em 33,55%.  

Ainda conforme este documento, postado no site uberabacontracovid.com.br, os dados da próxima semana de 30 de maio a 5 de junho não estariam 100% apurados. Contudo, nenhuma das semanas seguintes teve a taxa de positividade divulgada.  

No caso, a taxa de positividade é o resultado do número de testes positivos, dividido pelo número total de testes realizados (positivos e negativos), multiplicado por 100 para se obter a proporcionalidade. O que quer dizer que conforme os últimos dados haviam sido realizados 2.575 testes, sendo 864 positivos, logo 33,55% de taxa de positividade. 

A taxa de positividade é um dos critérios que embasa a tomada de decisões em relação ao endurecimento ou à flexibilização das medidas de enfrentamento da pandemia, conforme o decreto vigente nº 674, do dia 12 de junho. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba. A Saúde  informou que o aumento da taxa de transmissão pode estar ligado a fatores de risco e exposição somados ao desrespeito às medidas sanitárias de proteção. Completou que em se tratando de pandemia, a situação é sempre preocupante e inspira cuidados. A Secretaria de Saúde afirmou que atualizará até o fim desta semana os indicadores previstos no Decreto 674: Taxa de Ocupação de Leitos (Enfermaria e UTI), Taxa de Positividade e Taxa de Incidência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por