CIDADE

Estado abre concurso público para o Centro Socioeducativo de Uberaba

Nível de escolaridade exigido é ensino médio completo

Joanna Prata
Publicado em 22/06/2021 às 10:55Atualizado em 18/12/2022 às 14:47
Compartilhar

Está aberto edital para Assistente Executivo De Defesa/Auxiliar Educacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). São 211 vagas para cargos efetivos nas unidades socioeducativas de todo o Estado. Uberaba está entre as cidades contempladas pelo edital, porém o édito não esclarece quantas vagas serão destinadas ao Centro Socioeducativo de Uberaba. Além de Uberaba, as vagas serão distribuídas também nos municípios de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberlândia e Unaí.

O nível de escolaridade exigido para participar do concurso é ensino médio completo ou em curso de educação profissional de ensino médio. O salário é de R$ 1.750,10, para 40 horas de trabalho semanais, que podem ser cumpridas em escalas de plantão. São 190 vagas para ampla concorrência e 21 vagas para pessoas com deficiência. A seleção ocorre em duas etapas: uma prova objetiva de múltipla escolha e uma avaliação psicológica. Este é o primeiro de três concursos previstos pela Sejusp em 2021. Estão autorizados, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), outros dois certames para cargos efetivos de policiais penais e de agentes socioeducativos.

O concurso para a função de auxiliar educacional ampliará substancialmente a carreira nos centros socioeducativos de Minas. Atualmente, cerca de 20 servidores efetivos ocupam o cargo no Estado. O aumento tem como objetivo potencializar as atividades culturais, sociais e esportivas, conforme preconizam o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em busca de interromper a trajetória infracional dos adolescentes em medida de internação ou semiliberdade.

Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva será constituída por conteúdos de Língua Portuguesa, Informática Básica, Noções de Direito, Direitos Humanos, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, com duração de quatro horas. A prova será aplicada em 15/8, às 15h, simultaneamente nos municípios de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), empresa organizadora do certame, e vão até o dia 16 de julho. Dúvidas devem ser encaminhadas, exclusivamente, para [email protected]. O valor de inscrição é de R$ 73,97. O edital pode ser acessado pelos sítios eletrônicos do IBGP e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, nos endereços a seguir: www.ibgpconcursos.com.br e www.seguranca.mg.gov.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por