CIDADE

Transposição do rio Claro já reforça vazão do Rio Uberaba

Foi acionado ontem apenas um motor, visto que em apenas uma manhã o volume de água do rio Uberaba caiu em cerca de 400 litros por segundo

Publicado em 21/06/2021 às 21:06Atualizado em 18/12/2022 às 14:48
Compartilhar

Foto/Divulgação

Sistema acionado ontem com 73 dias de antecipação em relação ao ano passado, quando foi acionado no dia 1º de setembro

A redução de vazão do rio Uberaba para o nível de 1,6 mil litros/segundo no domingo, 20 de junho, foi determinante para que a direção da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) decidisse por acionar ontem o sistema de transposição do rio Claro.

“A vazão necessária para atender a demanda da cidade é em torno de 900 l/s, mas, como o rio Uberaba oscilou muito rápido na semana passada, caindo cerca de 400 l/s numa mesma manhã, já vamos colocar em operação o rio Claro. É segurança para a cidade e a transposição é necessária neste período de seca”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

O sistema tem dois motores elétricos às margens do rio Claro, entretanto, apenas um deles ficará ligado por enquanto para transpor cerca de 200 l/s de água para o córrego Saudade, afluente do rio Uberaba, que faz a ligação entre as duas bacias hidrográficas.

Desde o ano de 2003, a Companhia lança mão da alternativa da transposição para aumentar a vazão do rio Uberaba. “Em 2020, o rio Claro foi ligado no dia 1º de setembro, e em 2019, no dia 11 de setembro. Portanto, este ano antecipamos em 73 dias o sistema. Está nítido que 2021 será um ano difícil e pedimos apoio da população no sentido de adotar medidas de economia de água em todas as atividades diárias. O trabalho será conjunto para reduzirmos os transtornos com a estiagem”, alertou José Waldir.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por