JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Sistema de transposição do rio Claro foi acionado neste domingo

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

21/06/2021 - 00:00:00.

A redução de vazão do rio Uberaba para o nível de 1,6 mil litros/segundo neste domingo (20), foi determinante para que a direção da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), decidisse por acionar hoje o sistema de transposição do rio Claro.
 
“A vazão necessária para atender a demanda da cidade é em torno de 900l/s, mas como o rio Uberaba oscilou muito rápido esta semana, caindo cerca de 400 l/s numa mesma manhã, já vamos colocar em operação o rio Claro. É segurança para a cidade e a transposição é necessária neste período de seca”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. 
 
O sistema tem dois motores elétricos às margens do Claro, entretanto, por enquanto, apenas um deles ficará ligado para transpor cerca de 200 l/s de água para o córrego Saudade, afluente do rio Uberaba, que faz a ligação entre as duas bacias hidrográficas.
 
Desde o ano de 2003, a Companhia lança mão da alternativa da transposição para aumentar a vazão do rio Uberaba. “Em 2020 o rio Claro foi ligado no dia 1º de setembro e em 2019 no dia 11 de setembro. Portanto, este ano antecipamos em 73 dias o sistema. Está nítido que 2021 será um ano difícil e pedimos apoio da população no sentido de adotar medidas de economia de água em todas as atividades diárias. O trabalho será conjunto para reduzirmos os transtornos com a estiagem”, alertou José Waldir.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia